Acessibilidade: saiba como transferir local de votação

Eleitores com deficiência interessados em votar em seções especiais deverão procurar o cartório eleitoral, Posto ou Central de Atendimento que atende a região de sua residência

ACESSIBILIDADE PLONE

Para garantir o pleno exercício da cidadania e conferir autonomia ao exercício do direito de voto às pessoas com deficiência, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) provê medidas que visam facilitar o acesso destes eleitores à Justiça Eleitoral. Uma delas é a instalação de seções especiais, onde são disponibilizados rampas de acesso, corrimões, urnas com teclas adaptadas em Braille e com fone de ouvido, dentre outras facilidades. 

 

Os eleitores com necessidades especiais que desejam votar em seções de fácil acesso podem solicitar a transferência do local de votação, mediante requisição frente ao cartório eleitoral ou a unidade de atendimento do município onde votam. Para solicitar a transferência de seção, é preciso levar consigo um documento de identificação oficial, comprovante de residência recente em nome do eleitor e o título eleitoral.

 

Até 90 dias antes da eleição, os eleitores com necessidades especiais poderão comunicar ao Juiz Eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, a fim de que o juiz, se possível, providencie os meios e recursos destinados a facilitar o exercício do voto. Vale lembrar que as seções com acessibilidade não são exclusivas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas, por não possuírem obstáculos, facilitam seu acesso às urnas. 

Acesso rápido