Mais de 4,8 mil eleitores entregam justificativas nos cartórios em Goiás

Os 130 cartórios eleitorais em Goiás fizeram plantão no dia 28/10, para o recebimento de justificativas eleitorais.

TRE-GO Justificativa eleitoral, eleições 2012

Justificativa

Os 130 cartórios eleitorais em Goiás fizeram plantão ontem, 28, para o recebimento de justificativas eleitorais. E no período do atendimento ao público, das 8 às 17 horas, 4.805 eleitores das cidades onde houve o segundo turno, entregaram a justificativa, sendo que somente em Goiânia foram 2.566 eleitores. A segunda cidade que recebeu o maior número de justificativas foi Caldas Novas, com 401. Em Anápolis, 227 eleitores entregaram a justificativa na sede dos cartórios.

Antes mesmo de abrir a sede dos cartórios de Goiânia, na Avenida Mutirão no Setor Marista, já se formava uma fila com eleitores das cidades onde se realizou o segundo turno da eleição. A maioria dos eleitores que justificaram em Goiânia é da cidade de São Paulo, em seguida, pela ordem, foram: interior de São Paulo, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Belém, Manaus e outras cidades.

Um ônibus com turistas parou na porta da sede dos cartórios de Goiânia e alguns desceram para fazer a entrega da justificativa. Também um grupo de rock, outro de artistas e produtores de teatro, e, também, famílias inteiras, executivos, trabalhadores que passam um período na cidade, aproveitaram a abertura do cartório eleitoral para entregarem o documento da justificativa eleitoral.

O eleitor levou menos de três minutos, em média, para realizar o procedimento da entrega da justificativa em Goiânia, já que 24 atendentes, espalhados na Central de Atendimento ao Eleitor, faziam o trabalho de conferir toda a documentação. Muitos saíram impressionados com a agilidade e eficiência no trabalho dos servidores do TRE.

Eleitor tem 60 dias para justificar

Os eleitores goianos que não votaram no dia 7 de outubro e ainda não justificaram a falta no dia da eleição poderão justificar a ausência no pleito até o dia 6 de dezembro, cujo prazo é de 60 dias após o primeiro turno da eleição. O formulário de justificativa encontra-se disponível no portal do TSE e no site do TRE-GO. Quem estava no exterior na data da eleição terá 30 dias contados após o dia de seu retorno ao país para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para tirar dúvidas, o eleitor poderá ligar para o telefone 148, que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Acesso rápido