Página interna do portal
Seção de conteúdo
Forças de segurança e Justiça Eleitoral alinham ações para as Eleições 2026
Representantes de todas as esferas se reuniram para garantir a tranquilidade e a segurança do pleito em Goiás
Como parte dos preparativos para as Eleições Gerais de 2026, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou reunião interinstitucional com as forças de segurança do estado, de todas as esferas de atuação. O encontro foi conduzido, na tarde desta quinta-feira (10), pela presidente da Corte, desembargadora Elizabeth Maria da Silva, e pelo presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE-GO, desembargador Gerson Santana Cintra, no auditório da sede da Justiça Eleitoral goiana.
O evento contou com a colaboração das seguintes entidades: Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Civil do Estado de Goiás (PC GO), Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a presidente Elizabeth Maria da Silva saudou as autoridades e membros da imprensa presentes. Em seu discurso, a magistrada agradeceu às forças de segurança, declarando que “realizar eleições em um estado com a dimensão territorial e a diversidade geográfica de Goiás exige planejamento, logística, integração interinstitucional e capacidade de alcançar cada comunidade, especialmente aquelas situadas em regiões de difícil acesso”. A desembargadora reiterou ainda que o objetivo final dessa cooperação é garantir que os eleitores goianos possam exercer seu direito ao voto com estabilidade.
O desembargador Gerson Cintra, em seu pronunciamento, explicou as ações desenvolvidas durante seu período à frente da Comissão de Segurança. Segundo o magistrado, foram mapeadas todas as zonas eleitorais do estado, a fim de verificar vulnerabilidades, analisar as condições de segurança dos cartórios e locais de votação e antecipar possíveis problemas antes do 1º turno. “Eu tenho procurado lembrar aos nossos juízes que segurança eleitoral não é meramente operacional. Ela é uma condição para o exercício da democracia. Todos os envolvidos no processo eleitoral precisam encontrar um ambiente institucionalmente protegido. E, acima de tudo, o cidadão precisa ter certeza de que poderá exercer livremente o seu direito de votar”, proclamou.
O secretário de Segurança Pública, coronel da PMGO Renato Brum dos Santos, alegou estar seguro em relação ao pleito que se aproxima, principalmente devido à forte integração entre as entidades de segurança de Goiás. “Mais de 5 mil policiais militares estarão presentes em todos os colégios eleitorais, nos 246 municípios”, anunciou. Na ocasião, Brum ainda agradeceu as iniciativas de apoio e valorização dos policiais, salientando que tais práticas garantem um trabalho eficiente e digno.
Também se manifestaram o procurador regional eleitoral, Éverton Pereira Aguiar Araújo; a superintendente da PF em Goiás, delegada Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente; o superintendente da PRF no estado, Evandro Dalton Martins; o comandante de missões especiais do CBMGO, Tiago Abdala de Morais; e o gerente da Central de Controle Operacional da GCM, Juarez de Oliveira Júnior.
Além das autoridades já mencionadas, a mesa diretiva foi composta pela diretora-geral do TRE-GO, Thaís Cedro Gomes; pelo delegado-geral da PCGO, André Gustavo Corteza Ganga; e pelo comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja.
SECOM




