Página interna do portal
Seção de conteúdo
Centro de Memória do TRE-GO recebe estudantes da Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni
Cerca de 80 alunos participaram das visitas guiadas
O Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) recebeu, nesta semana, estudantes da Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni para uma série de visitas guiadas voltadas à educação para a cidadania e ao conhecimento da história da Justiça Eleitoral.
As atividades foram realizadas nos dias 17, 18 e 20 de agosto, com a participação de três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, compostas por aproximadamente 28 alunos cada. Os estudantes estiveram acompanhados pelas professoras Carla (4º ano A), Adeny (4º ano B) e Cassia (4º ano C). A iniciativa contou ainda com o apoio da coordenadora da escola, Áurea Gléria.
Durante a programação, os alunos participaram de uma visita mediada ao Centro de Memória, conhecendo a trajetória da Justiça Eleitoral no Brasil e em Goiás, além dos espaços expositivos e do acervo histórico preservado pela instituição. A atividade proporcionou aos estudantes contato com documentos, objetos e registros que ajudam a contar a história do processo democrático brasileiro.
Como parte da experiência, as turmas também participaram de uma votação simulada. A dinâmica permitiu que os alunos compreendessem, de forma prática e lúdica, as etapas do processo eleitoral, desde a escolha dos candidatos até a apuração dos votos, reforçando conceitos relacionados à cidadania e à participação democrática.
A recepção e condução das visitas foram realizadas pela historiadora Nayara de Oliveira Linhares e pela museóloga Victoria Lôbo Fernandes, responsáveis por apresentar o acervo e promover atividades educativas adaptadas ao público infantil.
As visitas guiadas integram as ações desenvolvidas pelo Centro de Memória do TRE-GO para aproximar a sociedade da história da Justiça Eleitoral e estimular a formação cidadã das novas gerações.
Veja as fotos:
SECOM




