TRE-GO é recertificado na ISO 37301 e reforça compromisso com a integridade
Conquista garante a manutenção do selo de conformidade e excelência em governança

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi recertificado, nesta segunda-feira (22/09), na norma NBR ISO 37301:2021, que reconhece a conformidade de sistemas de gestão de compliance. A conquista reafirma o compromisso da instituição com a ética, a transparência e a excelência na prestação jurisdicional.
Em setembro de 2024, o TRE-GO tornou-se a primeira instituição dos Três Poderes a obter a certificação, após implantar seu Sistema de Gestão de Compliance. A recertificação em 2025 confirma a continuidade e a evolução das práticas de governança e integridade.
A auditoria externa foi conduzida presencialmente pela especialista Regina Juliano de Laurentis, da QMS – Serviços de Certificação. O processo incluiu reuniões de abertura e encerramento, entrevistas com a alta direção e a análise de áreas como governança, gestão de riscos, recursos humanos, ouvidoria, comunicação, conscientização e prestação jurisdicional. O objetivo foi verificar a eficácia do sistema e sua conformidade com padrões internacionais.
Responsável pelo Sistema de Gestão de Compliance do Tribunal, Ilana Murici Ayres destacou que o resultado reflete um esforço coletivo: “Este resultado é fruto do empenho de servidores e gestores que, de forma integrada, têm buscado fortalecer a cultura de integridade no âmbito da Justiça Eleitoral de Goiás.”
A auditora Regina Juliano de Laurentis ressaltou a evolução do órgão: “O TRE-GO apresentou maturidade na condução de seu sistema de gestão de compliance, com controles eficazes, práticas consistentes e compromisso com a melhoria contínua, o que justifica plenamente a recertificação.”
O diretor-geral em substituição, Humberto Vilani, também comemorou a conquista: “A recertificação é um marco para o TRE-GO e nos impulsiona a avançar ainda mais na promoção da integridade, garantindo que os serviços eleitorais sejam prestados com excelência, ética e transparência.”
Com a nova certificação, o TRE-GO consolida sua posição de referência em governança e integridade no país, reafirmando o papel da Justiça Eleitoral goiana como guardiã da democracia e da lisura dos processos eleitorais.
Secom