Márcio Moraes lança obra intitulada "O Crime Compensa?”
Livro reúne dados e decisões do TRE-GO entre 2016 e 2022

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoveu, na tarde desta quinta-feira (13), o lançamento do livro O Crime Compensa? – A Prática de Infrações e o Sucesso nas Eleições. A obra, de autoria de Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, advogado e ex-desembargador eleitoral, resulta de sua dissertação de mestrado em Ciência Política.
O historiador e coordenador do projeto, Nasr Nagib Fayad Chaul, representou o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, durante o evento. Chaul destacou que o livro percorre as legislações eleitorais brasileiras, desde o período colonial até a Ditadura Militar, culminando em uma análise crítica da Constituição de 1988. “Ele faz essa viagem histórica e nos deixa um legado muito interessante, porque trabalha com planilhas e dados. É um trabalho de muito fôlego e importantíssimo para o processo eleitoral democrático brasileiro”, afirmou.
A secretária de Gestão da Informação, Flávia de Castro Dayrell, enfatizou o papel do autor durante sua passagem pela instituição, destacando-o como “um grande jurista que muito contribuiu para este Tribunal, como presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura, que impulsionou todo o trabalho de memória institucional que a gente vem desenvolvendo com os profissionais de história, museologia e arqueologia”.
A secretária da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki, parabenizou o jurista pelo título instigante e elogiou o trabalho realizado: “Eu tenho certeza da sua competência. Não só eu, como todo este Tribunal, pelos anos que você passou aqui. E, enquanto dirigente da classe à qual Vossa Excelência está inscrito, quero dizer que nós temos muito orgulho de seu profissionalismo, de seu trabalho e, principalmente, de continuar o estudo ao qual você se dedicou aqui por tanto tempo”.
Em seu discurso, o autor agradeceu ao público pela presença e expressou gratidão ao Tribunal e à Universidade Federal de Goiás pela oportunidade de desenvolver o projeto. “Descobri a fraternidade de grandes companheiros e companheiras de luta ao longo do meu período aqui. Ainda não sei qual é o próximo passo. Ele talvez ainda não tenha nome, mas um nome eu sei que tem: vocês, todos vocês, porque todos, absolutamente todos fizeram, fazem e ainda continuarão a fazer parte daquilo que se está em construção”, declarou.
A obra analisa o funcionamento da Justiça Eleitoral a partir de decisões e processos do TRE-GO, com foco na relação entre a prática de infrações eleitorais e o sucesso nas urnas em Goiás, abrangendo o período de 2016 a 2022.
Prestigiaram o evento de lançamento os desembargadores eleitorais Adenir Teixeira Júnior, Laudo Natel, Stefane Fiúza e Pedro Paulo de Medeiros; o procurador da República Célio Vieira; o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência; além de servidores do Tribunal, advogados, amigos e familiares do autor.
Secom

