Alunos da Escola Interamérica conhecem o Centro de Memória e Biblioteca do TRE-GO
Ação teve como objetivo estimular o contato dos estudantes com a história da Justiça Eleitoral de Goiás

Na manhã desta terça-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) recebeu 17 crianças da escola Interamérica para uma visita ao Centro de Memória Desembargador Geraldo Crispim Borges e à Biblioteca Valdo Teixeira.
A atividade integrou um roteiro cultural de visitas a museus e acervos memoriais Art Déco localizados em Goiânia, organizado pela empresa Kompass Go Experiências Pedagógicas. Os estudantes foram acompanhados pelo coordenador Carlos Alberto Pereira Filho e pela professora Claudia Antônia Pereira dos Santos. A apresentação do Memorial foi conduzida pelo historiador Filipe Petres, enquanto a visita à biblioteca foi coordenada pela colaboradora Ingrid Chaves.
Memorial
O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás foi inaugurado em 5 de maio de 2011. Sua implementação tem como objetivo recuperar e preservar a memória da Justiça Eleitoral em Goiás através de objetos com significado histórico. O acervo inclui mobiliário original utilizado pelo Tribunal Pleno entre 1945 e 1990, além de documentos históricos e outros registros que ilustram a evolução da Justiça Eleitoral goiana.
Além da visita presencial, o Centro também oferece acesso ao Memorial Virtual, uma plataforma digital que disponibiliza o acesso ao acervo completo e outras informações, como exposições, fotografias, galerias, publicações e mapas das Zonas Eleitorais.
O acervo conta com a exposição permanente “Entre o Pensar e o Poder”, que convida os visitantes a refletirem sobre a importância da Justiça Eleitoral na defesa dos direitos de cidadania, na escolha livre de seus representantes e no fortalecimento da democracia.
As visitações acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento pode ser realizado presencialmente ou remotamente, pelo e-mail memorial-lista@tre-go.jus.br ou pelo telefone (62) 3920-4093.
Secom




