III Sarau Cultural celebra os 92 anos da Justiça Eleitoral goiana

Edição contou com múltiplas manifestações artísticas

TRE-GO realiza III Sarau Cultural de Literatura, Música e Arte

O jardim do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi palco de celebração à arte, à literatura e à memória na tarde desta sexta-feira (23). Sob o olhar atento de magistrados, autoridades, intelectuais e servidores do Judiciário, o III Sarau Cultural de Literatura, Música e Arte apresentou rica programação em comemoração ao 92º aniversário da instalação da Justiça Eleitoral no estado.

O evento, que integra o calendário de memória do Tribunal, enaltece a riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da Corte Eleitoral e promove o acesso a diversas manifestações artísticas.

A edição de 2024 contou com declamação de poesias, lançamento de obras literárias, exposição de arte, apresentações musicais, com a participação efetiva de importantes instituições culturais do nosso estado, como a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Academia Goiana de Letras (AGL), a Academia Feminina de Letras e Artes (AFLAG), a Academia Goianiense de Letras (AGnL), o Instituto Histórico e Geográfico (IHGG) e a União Brasileira de Escritores (UBE).

Abertura do evento

III Sarau Cultural TRE-GO

Ao abrir o Sarau, o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que ocupa a Cadeira de nº 19 da Academia Goianiense de Letras, assegurou que este não será um evento isolado em sua gestão, e que o Tribunal abrirá seus espaços para outras festividades de promoção à arte. “Sabemos, e o sabemos bem, que a atividade precípua da Justiça Eleitoral é o exercício da jurisdição especializada, mas nada nos impede; pelo contrário, há uma convocação para que a atividade de julgar, a atividade de entregar a cada um o que é seu, se faça de mãos entrelaçadas com expressões culturais, se faça com as manifestações dos vários segmentos da intelectualidade”, declarou.

III Sarau Cultural TRE-GO

Na sequência, o presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO, desembargador eleitoral Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, manifestou sua satisfação em promover o evento de fomento à cultura goiana pela terceira vez consecutiva.

Na oportunidade, o desembargador eleitoral também apresentou o livro recentemente lançado pelo TRE: A História da Justiça Eleitoral em Goiás – 1932-1937, organizado por professores da USP e FGV. A obra contou com a participação de acadêmicos da AGL, IHGG e Universidade Federal de Goiás. 

Declamação de poesias

A presidente da AFLAG, Elizabeth Abreu Caldeira Brito, relatou a história da entidade aos convidados. Em seguida, suas confrades Alba Dayrell e Rosy Cardoso declamaram emocionantes poemas.

Também realizaram tocantes declamações os acadêmicos da AGL, Miguel Jorge e Ademir Riberio Hamu, e os da AGnL, Giovani Ribeiro Alves e Marislei Espíndola Brasileiro.

Lançamentos literários

Durante o encontro, foi anunciado o lançamento do livro “Tribunal da Relação de Goyaz (1874-2024)”, de autoria de Ibsen Noronha e organização do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.

Ibsen Noronha é regente da cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

O III Sarau Cultural também marcou o lançamento da obra do escritor e poeta Gabriel Nascente, “O Cálice de Orfeu”, a quem foi dedicado espaço exclusivo no jardim para autógrafos.

Sem título

O jornalista e poeta, detentor de inúmeros prêmios, foi prestigiado pela presença do filólogo Ricardo Cavaliere, ocupante da Cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras. De acordo com o imortal, “é um privilégio ser um leitor do Gabriel Nascente, porque ele é um poeta que sabe expressar o espírito da sua terra. Um poeta que traz em si, nas suas veias, o aprendizado, a tradição e a cultura que Goiás deixou ali, em legado, da sua própria complexão como ser humano e como poeta.”

Apresentações musicais

III Sarau Cultural TRE-GO

Ao adentrarem o jardim do Tribunal, os convidados foram recebidos com belas canções do coral feminino Estação Vocal.

Após as declamações de poesias, a Orquestra de Violeiros de Goiás trouxe ao palco a autêntica música do sertão, preservando as tradições de nossas raízes.

III Sarau Cultural TRE-GO

Maëva e Otávio, servidores da Secom, encantaram os presentes com uma linda apresentação musical de voz e violão que coroou a noite.

Exposição de arte

Sem título

Como parte das mostras do Sarau, o hall do Tribunal recebeu a exposição de impactantes quadros da escritora e artista plástica Rosy Cardoso, intitulada “Lata d'água na cabeça”, com temática feminina, que estará aberta à visitação pública até o dia 30 de agosto.

Apoiadores

Foi anunciado no evento que o IHGG, a AGL e a AGnL doaram livros à biblioteca Valdo Teixeira.

O Instituto Carlos André, especializado em ensino de língua portuguesa e comunicação jurídica, apoiou o evento.

Presenças

A terceira edição do Sarau contou com a presença de diversas autoridades e apreciadores de literatura, de música e de obras de artes. Entre elas, estiveram presentes o ex-presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, e sua esposa Leila Regina da Costa; a desembargadora eleitoral Alessandra Gontijo; e o procurador regional eleitoral Marcelo Wolff.

Também prestigiaram o evento o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Jales Guedes Coelho Mendonça; a escritora e psicóloga Elìna Borges; o artista plástico Sanatan; os advogados Anna Vitória Gomes Caiado e Alexandre Alencastro Veiga Hsiung; o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência, assim como os secretários e servidores desta Corte.

 

Confira as fotos do evento.

Secom

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.