10ª edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral” é realizado em Trindade

EJE/GO, OAB/GO, SINJUFEGO e as Faculdades e Colégio Aphonsiano foram parceiros no projeto

“Conversando com a Justiça Eleitoral” é realizado em Trindade

O município de Trindade (GO) recebeu nesta semana 10ª edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral”. Entre os dias 8 e 10 de abril, a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Goiás (OAB-GO), o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (SINJUFEGO) e das Faculdades e Colégio Aphonsiano, promoveu cursos e palestras acadêmicas voltadas aos eleitores, partidos políticos, advogados, estudantes, professores universitários e público em geral.

De acordo com o diretor da EJE/GO, juiz Adenir Teixeira Peres Júnior, o objetivo do projeto é “fazer um diálogo com o nosso futuro e com a nossa sociedade, estimular os jovens para a compreensão e consciência do processo democrático, fazê-los se interessar pelos princípios de cidadania, fomentando reflexão e debates que possam elevar e evoluir a nossa sociedade em uma convivência social melhor”. O magistrado enfatizou que uma democracia precisa ser gerada, construída e amadurecida. “É buscando esse amadurecimento que nós, do Tribunal Regional Eleitoral, desenvolvemos inúmeras atividades educacionais, tentando nos aproximar da sociedade e estimulando esse avanço”, concluiu.

No último dia do evento (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou audiência pública para a formulação de propostas das Metas Nacionais da Justiça Eleitoral para 2025. Foram abordadas ainda as perspectivas para as Eleições de 2024 e o Pleno Exercício da Cidadania.

A presidente do Gabinete de Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, vice-presidente da EJE/GO, esclareceu tópicos relacionados às metas nacionais e salientou a importância da implementação de uma gestão participativa e inclusiva. “Queremos que os senhores nos digam quais são as necessidades reais da população trindadense em relação ao serviço que nós prestamos a vocês, porque vocês são os usuários dos nossos serviços de entrega da prestação jurisdicional”, conclamou a magistrada aos participantes.

10ª edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral” é realizado em Trindade

Além dos dirigentes da EJE/GO, compuseram a mesa de honra e se pronunciaram o juiz eleitoral da 49ª zona eleitoral de Trindade, Ailton Ferreira dos Santos Júnior, o reitor da Faculdades e Colégio Aphonsiano, Marcos Queiroz, o procurador-geral do município de Trindade, Sérgio Ferreira de Freitas, a secretária-Geral da OAB/GO, Talita Hayasaki, o presidente da OAB, subseção Trindade, George Nery e Thaís Moraes de Sousa, advogada eleitoralista e conselheira seccional da OAB-GO. O secretário Judiciário do TRE-GO, Leonardo Sapiência, também participou da apresentação de temas importantes, assim como o servidor Cleyton Eufrásio.

O “Conversando com a Justiça Eleitoral” buscou ampliar os conhecimentos acerca do funcionamento do processo e legislação eleitoral. A programação contemplou cursos com os seguintes temas:

 - Principais Apontamentos e Inconsistências na Prestação de Contas Eleitoral;

- Registro de Candidaturas para as Eleições Municipais de 2024

Ao longo dos dias de realização do programa, os servidores da EJE/GO, Antônio Luiz Vinhal Fonseca, Lafaiete Campos e Thales Perrone Machado promoveram palestras informativas em escolas públicas de ensino médio e fundamental, por meio do projeto Eleitores do Futuro.

Confira as fotos do evento.

Consulte a programação completa.

Assista à íntegra da audiência pública no canal do TRE-GO do YouTube.

  

Conversando com a Justiça Eleitoral

 

O programa “Conversando com a Justiça Eleitoral de Goiás” foi idealizado a partir das diretrizes traçadas no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2018, ocasião em que os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais definiram as metas para o Judiciário no ano de 2019.
 

A Justiça Eleitoral goiana lançou o projeto no dia 14 de agosto de 2019, visando promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral, em especial do sistema eletrônico de votação. Para cumprir a tarefa, o programa utilizou metodologias de aproximação da sociedade, como visitas em escolas e faculdades com realização de palestras, debates e exposições, bem como audiências públicas e eventos virtuais.
 

Atualmente o programa Conversando com a Justiça Eleitoral está a cargo da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, responsável, entre outras atividades, por promover ações de esclarecimento da importância do regime democrático e do sistema eletrônico de votação ao eleitorado goiano.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido