10ª edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral” é realizado em Trindade

EJE/GO, OAB/GO, SINJUFEGO e as Faculdades e Colégio Aphonsiano foram parceiros no projeto

“Conversando com a Justiça Eleitoral” é realizado em Trindade

O município de Trindade (GO) recebeu nesta semana 10ª edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral”. Entre os dias 8 e 10 de abril, a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Goiás (OAB-GO), o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (SINJUFEGO) e das Faculdades e Colégio Aphonsiano, promoveu cursos e palestras acadêmicas voltadas aos eleitores, partidos políticos, advogados, estudantes, professores universitários e público em geral.

De acordo com o diretor da EJE/GO, juiz Adenir Teixeira Peres Júnior, o objetivo do projeto é “fazer um diálogo com o nosso futuro e com a nossa sociedade, estimular os jovens para a compreensão e consciência do processo democrático, fazê-los se interessar pelos princípios de cidadania, fomentando reflexão e debates que possam elevar e evoluir a nossa sociedade em uma convivência social melhor”. O magistrado enfatizou que uma democracia precisa ser gerada, construída e amadurecida. “É buscando esse amadurecimento que nós, do Tribunal Regional Eleitoral, desenvolvemos inúmeras atividades educacionais, tentando nos aproximar da sociedade e estimulando esse avanço”, concluiu.

No último dia do evento (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou audiência pública para a formulação de propostas das Metas Nacionais da Justiça Eleitoral para 2025. Foram abordadas ainda as perspectivas para as Eleições de 2024 e o Pleno Exercício da Cidadania.

A presidente do Gabinete de Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, vice-presidente da EJE/GO, esclareceu tópicos relacionados às metas nacionais e salientou a importância da implementação de uma gestão participativa e inclusiva. “Queremos que os senhores nos digam quais são as necessidades reais da população trindadense em relação ao serviço que nós prestamos a vocês, porque vocês são os usuários dos nossos serviços de entrega da prestação jurisdicional”, conclamou a magistrada aos participantes.

10ª edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral” é realizado em Trindade

Além dos dirigentes da EJE/GO, compuseram a mesa de honra e se pronunciaram o juiz eleitoral da 49ª zona eleitoral de Trindade, Ailton Ferreira dos Santos Júnior, o reitor da Faculdades e Colégio Aphonsiano, Marcos Queiroz, o procurador-geral do município de Trindade, Sérgio Ferreira de Freitas, a secretária-Geral da OAB/GO, Talita Hayasaki, o presidente da OAB, subseção Trindade, George Nery e Thaís Moraes de Sousa, advogada eleitoralista e conselheira seccional da OAB-GO. O secretário Judiciário do TRE-GO, Leonardo Sapiência, também participou da apresentação de temas importantes, assim como o servidor Cleyton Eufrásio.

O “Conversando com a Justiça Eleitoral” buscou ampliar os conhecimentos acerca do funcionamento do processo e legislação eleitoral. A programação contemplou cursos com os seguintes temas:

 - Principais Apontamentos e Inconsistências na Prestação de Contas Eleitoral;

- Registro de Candidaturas para as Eleições Municipais de 2024

Ao longo dos dias de realização do programa, os servidores da EJE/GO, Antônio Luiz Vinhal Fonseca, Lafaiete Campos e Thales Perrone Machado promoveram palestras informativas em escolas públicas de ensino médio e fundamental, por meio do projeto Eleitores do Futuro.

Confira as fotos do evento.

Consulte a programação completa.

Assista à íntegra da audiência pública no canal do TRE-GO do YouTube.

  

Conversando com a Justiça Eleitoral

 

O programa “Conversando com a Justiça Eleitoral de Goiás” foi idealizado a partir das diretrizes traçadas no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2018, ocasião em que os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais definiram as metas para o Judiciário no ano de 2019.
 

A Justiça Eleitoral goiana lançou o projeto no dia 14 de agosto de 2019, visando promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral, em especial do sistema eletrônico de votação. Para cumprir a tarefa, o programa utilizou metodologias de aproximação da sociedade, como visitas em escolas e faculdades com realização de palestras, debates e exposições, bem como audiências públicas e eventos virtuais.
 

Atualmente o programa Conversando com a Justiça Eleitoral está a cargo da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, responsável, entre outras atividades, por promover ações de esclarecimento da importância do regime democrático e do sistema eletrônico de votação ao eleitorado goiano.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.