II Sarau Cultural celebra aniversário da Justiça Eleitoral goiana

Evento literário e musical foi prestigiado por magistrados, autoridades, intelectuais e servidores do Judiciário

II Sarau Cultural TRE-GO

“Reúne-se no jardim deste tribunal uma plêiade de poetas, além de amantes da literatura, guerreiros da liberdade. (...) Aqui se procura abrigar múltiplas formas de arte, além do desempenho da tarefa de cultivar a democracia e a cultura, em suas variadas manifestações”. Com essas inspiradoras palavras, o desembargador Itaney Francisco Campos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), saudou os convidados do II Sarau Cultural de Literatura e Música, realizado nesta sexta-feira (1º) pela Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Corte Eleitoral.

O evento, que reuniu magistrados, representantes de entidades culturais, membros da Academia Goiana de Letras (AGL), advogados, escritores, músicos, servidores do Judiciário e familiares, celebra o aniversário de 91 anos da instalação da Justiça Eleitoral em Goiás, ocorrido em 20 de agosto de 1932.

O presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do TRE-GO, juiz-ouvidor eleitoral Márcio de Sousa Moraes Júnior, homenageou o presidente Itaney Campos e o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, vice-presidente e corregedor substituto deste Regional e presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, por sua dedicação, apoio à cultura e à memória institucional do Poder Judiciário estadual. “A realização desse segundo sarau muito nos alegra, pois demonstra o sucesso da primeira edição, que aconteceu ano passado, na comemoração dos 90 anos da Justiça Eleitoral, e que nos inspirou a continuar valorizando e fomentando a cultura em nossos espaços”, frisou o magistrado, em seu pronunciamento.

II Sarau Cultural TRE-GO

O desembargador Luiz Cláudio cumprimentou os intelectuais presentes na pessoa do presidente Itaney, a quem enalteceu, em poético discurso, por suas ações em prol da cultura, da arte, da poesia. Solicitou, na oportunidade, o apoio de todas e todos para que o poeta Gabriel Nascente venha a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Na sequência, o presidente da Academia Goiana de Letras, Ubirajara Galli, proferiu comovente homenagem ao renomado escritor Miguel Jorge, acadêmico ocupante da cadeira de nº 8 daquela entidade, que prestigiou o evento ao lado de sua filha, Milena Jorge, secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal.

II Sarau Cultural TRE-GO

Pouco depois da majestosa apresentação da Orquestra de Câmara da Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do Maestro Eliel Ferreira, foi lançada a antologia poética “As tranças de Ana”, coletânea composta por obras de 22 poetas e organizada por Itaney Campos. "Este livro é fruto de inspiração coletiva, flor brotada na convivência de amigos; no sonho da liberdade, da igualdade e da justiça; da união contra o obscurantismo, contra o armamentismo, contra o autoritarismo", declarou o desembargador-presidente, que também é acadêmico da AGL.

Os convidados foram brindados com a declamação de alguns dos poemas constantes da antologia, pelas vozes de Gabriel Nascente, Ubirajara Galli, AL-Chaer, Francisco Perna e Itaney Campos.

II Sarau Cultural TRE-GO

Ao final da celebração, os autores do livro “As Tranças de Ana” autografaram exemplares da obra ao som de uma bela apresentação musical do servidor do TRE-GO, Luís Cláudio Fernandes.

Os presentes puderam conferir, durante toda a tarde, a exposição "Conversando com Deus", uma mostra de pinturas da artista plástica Andyra Menezes, em exibição no hall do Tribunal.

II Sarau Cultural TRE-GO

Presenças

Além dos convidados mencionados acima, foram registradas as presenças da esposa do desembargador Itaney, Leila Regina da Costa; dos magistrados Ana Cláudia Veloso de Magalhães, Adenir Teixeira Peres Júnior, José Mendonça, Alessandra Gontijo do Amaral e Roberto Neiva Borges; do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Mendonça; da presidente da Associação Nacional de História do Estado de Goiás (ANPUH-GO), Cristina Gomide; da superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás, Bruna Santana Arruda; do professor e historiador Nasr Chaul; dos escritores Edson Arantes, Giovani Ribeiro, Lêda Selma, Hércules Martins, Luiz de Aquino, Juracema Camapum, Edival Lourenço, Maria Meire de Carvalho, Josiane das Graças Adorno, Alba Dayrell, Geraldo Rocha, José Marcelo Lopes dos Reis e José Carlos Camapum Barroso; do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Goiás, Samir Faria;  da vereadora Kátia Maria; e de servidores do Judiciário.

Comissão de Gestão de Memória e Cultura

II Sarau Cultural TRE-GO

De acordo com a Portaria nº 299/2022 - PRES, compõem a Comissão de Gestão de Memória e Cultura no âmbito do TRE-GO o juiz-ouvidor Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, na qualidade de presidente; o juiz eleitoral da 146ª Zona Eleitoral de Goiânia, Wolney Aires Neto; a coordenadora de Gestão da Informação, Flávia Dayrell, na função de coordenadora da Comissão; o chefe da Seção de Manutenção Predial e Sistemas Elétricos, Alano Rodrigo Leal; o assessor de Imprensa e Comunicação Social, Brazil Nunes; o assistente da Coordenadoria de Gestão da Informação, Eduardo Petterson Fonseca Silva; o assistente de Planejamento e Apoio à Gestão da Escola Judiciária Eleitoral, Lafaiete Ribeiro de Campos; a chefe da Seção de Jurisprudência e Pesquisa, Marina Viana Pereira; o coordenador de Processamento Maurício Simplício do Nascimento; a chefe da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória, Viviane Fraga de Oliveira; a arquivista Andréia Araújo Lima e o historiador Felipe Petres Dellon Silva.

Confira todas as fotos do evento.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

 

 

Acesso rápido