Livro da escritora Elìna Borges é lançado em parceria entre Tribunais

A renda arrecadada será revertida para o Hospital de Câncer Araújo Jorge

Itaney Francisco Campos

A professora e escritora Elìna Borges lançou, nesta terça-feira, o livro “travessia do deserto – uma estratégia para a vida”, em que relata sua vivência com o diagnóstico de câncer metastático. O evento, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), foi sediado no lounge do Complexo Trabalhista e contou com apresentação do coral da instituição, Labor em Canto.

Elìna Borges
Professora e escritora Elìna Borges

A iniciativa das Comissões de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi aclamada por autoridades, convidados e servidores dos Tribunais participantes.

TRE-GO Lançamento do livro A travessia do deserto
Da esquerda para a direita, o desembargador Welington Luis Peixoto, do TRT-18; desembargador Elvécio Moura dos Santos, do TRT-18; Dr. Carlos Henrique, da Associação de Combate ao Câncer em Goiás; desembargador Itaney Francisco Campos, presidente do TRE-GO; Gabriel Nascente, assessor cultural do TJGO; desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás; Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, juiz-membro e ouvidor do TRE-GO.

“É uma alegria participar deste momento cultural”, declarou o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, ao abrir o evento. “A existência do livro e a sua promoção é sempre um ato de resistência cultural. É o livro que possibilita a divulgação da cultura, não só para o contemporâneo, mas também para o futuro. Aquele que escreve realiza um ato de coragem”, registrou o desembargador, cumprimentando a escritora e enaltecendo a finalidade altruísta da obra.

Luiz Cláudio Veiga Braga
Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga

O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TJGO e integrante substituto do Pleno do TRE-GO, mencionou a significativa coincidência da data do evento, realizado no Dia Mundial da Poesia, instituído pela Unesco em 1999. Declarou ser missão da Comissão “abrir caminhos, fixar rumos, dar espaços àqueles que efetivamente produzem cultura e fazem história” e registrou: “Hoje, a significação maior é porque há a confluência dos segmentos de Justiça objetivando dar espaço à cultura de mãos entrelaçadas com um projeto de acudimento ao Hospital de Câncer.”

Na sequência, o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente, celebrou a oportunidade de compartilhar o momento com a escritora, cujo livro “às vezes se apresenta dramático e melancólico em suas narrativas de solidão hospitalar, mas também impregnado de esperançosas alegrias”. E concluiu, o poeta: “Hoje somos lamparina; amanhã seremos estrelas.”

Elìna Borges fez um discurso emocionante sobre sua experiência. “Descobri que não se atravessa deserto sozinha. Entendi que esse lugar inóspito serve de purificação. Nele, existem estrelas e até a companhia dos anjos. Eu tive muitos anjos me fazendo companhia. Nesta sala tem muitos deles”, afirmou a autora, reverenciando seus apoiadores presentes.

Filantropia

A autora é voluntária no Hospital de Câncer Araújo Jorge (ACCG). A renda arrecadada com a venda da obra será revertida para a entidade.

Presenças

Prestigiaram o evento os desembargadores do TRT-18, Elvécio Moura dos Santos, representando o presidente Geraldo Rodrigues do Nascimento, Daniel Viana Júnior, e Welington Luis Peixoto; o juiz-membro e ouvidor do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior; Wilson Gamboge Júnior, diretor-geral do TRE-GO; Célvora Marra Oliveira, diretora-adjunta do TRT-18; Ariony Chaves de Castro, chefe da Comissão de Memória do TRT-18; Carlos Henrique, representando Jales Benevides, presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás; Sônia Ferreira, presidente do Centro de Cultura da Região Centro-Oeste; João Batista Moraes Vieira, presidente do SINJUFEGO; Carlos Elias, juiz aposentado e artista plástico.

Estiveram presentes também os secretários do TRE-GO, coordenadores e servidores.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

Acesso rápido