Segurança cibernética é tema de palestras promovidas pela EJE/GO

Projeto tratou de vivência online e práticas de preservação

Segurança cibernética é tema de palestras promovidas pela EJE/GO

O evento “Direito Eleitoral Digital em Debate: Desafio e perspectivas”, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/GO), uniu conteúdos relativos as práticas digitais cotidianas, tratando proteção pessoal e organizacional. A ação, sediada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás nesta terça-feira (23), contou com palestras de Sabrina Leles, delegada da Polícia Civil de Goiás, e de Alexandre Basílio Coura, Analista Judiciário do TRE-RS e professor de Direito Eleitoral.

O encontro prevê contribuir para a promoção da transparência, da integridade e da segurança das condutas institucionais e de eleições vindouras, por meio do compartilhamento de informações envoltas no campo político digital.

Ao abrir o evento, o diretor-geral do TRE-GO, Wilson Gamboge Júnior, expôs a relevância da discussão sobre o uso da tecnologia no cenário atual. “Falar de internet, de cibersegurança, de Direito Eleitoral e de, por exemplo, propaganda eleitoral ou jurisdição eleitoral em um ambiente em que não há perdão, é algo tão difícil, tão paradoxal”, afirmou.

A primeira palestra foi apresentada pelo cientista político Alexandre Basílio Coura, que abordou a vulnerabilidade humana perante o vasto mundo digital. Em seguida, a delegada Sabrina Leles retratou as nuances do exercício jurídico perante o cotidiano online.

A exibição está disponível na íntegra no canal do TRE-GO no YouTube.

As fotos do encontro podem ser conferidas no link.

Segurança cibernética é tema de palestras promovidas pela EJE/GO

Palestrantes

Sabrina Leles de Lima Miranda é delegada de Polícia Civil do Estado de Goiás, chefe da Divisão de Inteligência Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e professora da Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás. Possui especialização em Inteligência de Segurança Pública. É coautora do livro “Tratado de Inteligência Aplicada à Investigação Criminal”.

Alexandre Basílio Coura é cientista político, professor de Direito Eleitoral e Direito Digital, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Possui especialização em Direito Digital, Direito Eleitoral, Gestão de Riscos e Cibersegurança. É mestrando em Ciência Política pela Universidade de Lisboa e certificado em Metaverso e Alfabetização para o Futuro pela Universidade de Stanford. 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido