Cidade de Goiás sedia encerramento da II Semana da Memória do Judiciário

Programa de História Oral do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral Goiana foi apresentado durante o evento

II Semana Da Memória do Poder Judiciário Goiano - dia 3'''

O encerramento da II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano aconteceu hoje (19), no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário na cidade de Goiás, com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, integrante do Tribunal Pleno da Corte Eleitoral e presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, proferiu discurso de abertura que emocionou todos os presentes , no qual homenageou a Cidade de Goiás e seu mais notório expoente poético: “Façam referências a Cora, porque é memória, porque faço reverências e referências ao Poder Judiciário. Porque é memória, e cá estamos na casa da memória. É preciso que conheçamos o nosso passado para podermos dizer a todos e a todas “nós temos um futuro”. Portanto, na abertura deste evento encerrando o ciclo, o ciclo agendado, porque o ciclo de memória e de cultura não se encerra aqui.”

II Semana Da Memória do Poder Judiciário Goiano - dia 3'

O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Rodrigues, por sua vez, afirmou que a memória e cultura do povo é seu maior patrimônio e que a escolha da cidade de Goiás para o encerramento da Semana da Memória do Poder Judiciário “não poderia ter sido mais feliz porque é exemplo vivo da importância da preservação material e imaterial do povo”. Na ocasião, o coordenador do subcomitê de Gestão de Memória do TRT-18, desembargador Elvécio Moura dos Santos, falou sobre o novo Centro de Memória do órgão, inaugurado em novembro de 2022. “Reunimos um acervo histórico, com documentos, fotos, vídeos. O Centro de Memória do TRT-18 é um dos mais modernos do país”, assegurou.

II Semana Da Memória do Poder Judiciário Goiano - dia 3''

II Semana Da Memória do Poder Judiciário Goiano - dia 3''''

Projeto de Memória Oral

Coordenadora de Gestão da Informação e integrante da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO, Flávia de Castro Dayrell, apresentou na ocasião o Programa de História Oral do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral Goiana, de autoria da Comissão, com produção da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM). Flávia afiançou que a disseminação da história se desenvolve como uma prática constante. “Nós precisamos disso, nós precisamos de história, precisamos de memória e precisamos essencialmente de cultura. Nós temos que sempre nos lembrar que nós temos cultura, que nós temos história e que a gente tem que ter memória”, enfatizou.

II Semana Da Memória do Poder Judiciário Goiano - dia 3

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de encerramento da 2ª Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, o diretor do Foro da comarca de Goiás, juiz Joviano Carneiro Neto; a vice-prefeita de Goiás, Zilda Lobo; o presidente da Câmara Municipal de Goiás, Zilwimar Maria Dantas; o presidente da subseção da OAG-GO na cidade de Goiás, Murillo de Oliveira; o chefe do Memorial do TRT-18, Ariony Chaves; diretora do Campus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG), Margareth Pereira; professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Caio Alexandre Leão; professora Ana Colantoni, representando a Coletiva Feminista G-Sex da UFG – Campus Goiás.


Também participaram do evento os gestores das Secretaria Judiciária e Secretária de Administração e Orçamento do TRE-GO, Leonardo Sapiência Santos e Giselle de Bastos Vieira Delfino e Castro;  os coordenadores Thaís Cedro Gomes , Loirí Schwingel, Luís Gustavo do Lago Quinteiro, Maurício Simplício do Nascimento, Flávio Queiroz  e Luciana Mamede e os integrantes da Comissão de Gestão da Memória e Cultura: Viviane Fraga de Oliveira, chefe da Seção de Biblioteca e Memória; Filipe Petres Dellon Silva, historiador e Andreia Araújo Lima, arquivista.

Assista aos vídeos do Programa de História Oral do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral Goiana

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido