Aberta a II Semana Da Memória do Poder Judiciário Goiano

Evento teve a participação da conselheira e desembargadora Salise Sanchotene

II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano - Dia 1

O Auditório Villa Boa do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) foi palco na manhã de hoje (17) da abertura da II Semana Da Memória do Poder Judiciário Goiano, realizada em parceria entre o TRT-18, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Discursaram no evento os desembargadores do TRT-18, presidente Geraldo do Nascimento, Elvecio Moura dos Santos e Eugênio José Cesário Rosa, o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos e o presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.

O presidente Itaney destacou, em seu pronunciamento, a importância de valorizar, prestigiar e estimular o cultivo da memória institucional. “O TRT-18, o TRE-GO e o TJGO se unem no sentido de externar para a sociedade quão importante é cultivarmos a nossa memória, a nossa história, de forma que possamos legar às gerações futuras perspectivas inspiradoras, perspectivas estimulantes, no sentido de que a nossa trajetória continue sendo uma trajetória positiva, de valorização da cidadania, de valorização da democracia. Esse me parece um dos grandes papéis que o poder judiciário deve exercer”, declarou.

A desembargadora Salise Sanchotene, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, proferiu palestra sobre a importância do encontro e de ações de preservação da memória do Judiciário.

II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano - Dia 1

Presenças

Representando o TRE-GO, estiveram presentes no encontro os juízes Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior e Adenir Teixeira Peres Júnior, o procurador regional eleitoral Célio Vieira da Silva, o diretor-geral Wilson Gamboge Júnior, os secretários Leonardo Sapiência, Milena Jorge e Fernanda Lucas, a chefe de gabinete Denia Brito, coordenadores, assessores e demais servidores do Regional.

O TRT-18 foi representado pelo juiz Cleidimar Castro de Almeida, presidente da Amatra 18, juiz auxiliar da Corregedoria Platon Neto, o vice-procurador Marcello Ribeiro Silva, chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, o presidente da Asjustego, Joelson da Conceição Lisbôa, o diretor-geral Álvaro Celso Bonfim Resende, a diretora-adjunta Célvora Marra Moreira Rodrigues de Oliveira, a representante da Agatra, Juliana Viana, e o secretário-geral da presidência Humberto Magalhães Ayres.  

Programação

O segundo dia do encontro será realizado na sede do TRE-GO, com abertura do presidente Itaney Francisco Campos e do juiz, ouvidor e presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do TRE-GO, Márcio António de Sousa Moraes Júnior. Na sequência, o professor da Universidade de São Paulo, Dr. Paolo Ricci, fará uma apresentação sobre o tema da II Semana. Ao final do evento, haverá um painel de discussão sobre a integração entre Arquivologia, História, Museologia e Biblioteconomia com profissionais dos tribunais e instituições convidadas.

O encerramento da Semana da Memória acontecerá no centro histórico da Cidade de Goiás, capitaneado pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO. Nesta ocasião, o TRE-GO apresentará o Programa de História Oral do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral goiana, de autoria da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do TRE-GO, com produção da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM).

O evento será aberto à comunidade universitária goiana com emissão de certificados de 9h (3h por dia). Somente os estudantes dos cursos de Direito, História, Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia poderão participar.

As inscrições já podem ser realizadas via link.

Confira as fotos do evento no Drive.

Assista à íntegra do primeiro dia do evento no canal do TRT-18 no YouTube

Confira os detalhes da programação.

 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido