TRE-GO realiza I Aventura Literária na Biblioteca

Projeto visa incentivar a leitura entre crianças de 5 a 12 anos de idade

TRE-GO I Aventura Literária na Biblioteca

Histórias, brincadeiras, oficina de desenhos, música e muita animação. Assim foi a tarde de 50 crianças que participaram da I Aventura Literária na Biblioteca nesta terça (4) na Biblioteca Valdo Teixeira, situada na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

O projeto, promovido pela Comissão de Gestão da Memória e Cultura do Regional, contou com a participação da contadora de histórias Nilcelle Oliveira, que narrou às crianças os livros das escritoras Fabíola Evangelista, Laís Loyola Dayrell e Mila Costa, presentes no evento.

De acordo com Flávia Dayrell, coordenadora de Gestão da Informação do Tribunal, a I Aventura Literária foi idealizada para incentivar as crianças a terem contato com livros e obras infantis, motivando-as a buscar a leitura neste mundo de tanta distração eletrônica. “Nós, da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória da Coordenação de Gestão de Informação, entendemos que é muito importante que as crianças tenham contato com esse mundo lúdico, que sejam incentivadas a cultivar o hábito da leitura e também a escrever, colocando no papel seus sentimentos e histórias”, pontuou Flávia, antecipando que a equipe da Biblioteca Valdo Teixeira pretende também elaborar um projeto de leitura específico para o público da terceira idade.

As crianças, de 5 a 12 anos, parentes dos servidores da instituição, interagiram com entusiasmo em todas as etapas do evento. Conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral Goiana e puderam participar de uma eleição simulada, com a utilização de urna eletrônica, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/GO).

Ao final da programação, a estudante e cantora Elisa Pessoa, de 14 anos, fez uma apresentação musical para os pequenos, que se divertiram durante o lanche de confraternização oferecido pela Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral (ASSETRE-GO).

O encontro foi prestigiado pelo juiz-membro Juliano Taveira Bernardes, Leonardo Sapiência, diretor-geral em exercício, além de alguns familiares das crianças participantes.

Confira as fotos do evento.

Biografia das autoras

Fabíola Evangelista, autora do livro “Catita, uma gatinha incrível”, leva o leitor e leitora, através de uma narrativa lúdica e divertida, para passear no universo mágico das crianças.

A autora, que também é magistrada na Justiça do Trabalho de Goiás, escreve sobre temas que encantam ou que podem afligir o mundo infantojuvenil, como a dificuldade de comunicação entre adultos e crianças; a compreensão e aceitação do novo e do diferente; a ideia de que os obstáculos podem ser vencidos com coragem; ou simplesmente falando sobre amor, respeito, alegrias e angústias que a vida proporciona.

E, para isso, apresenta uma amizade inusitada entre Guto, um garoto tímido de 10 anos, Bernardo, seu melhor amigo, Godô, seu cãozinho de estimação, e Catita, uma gatinha realmente incrível que perpassa por todos esses assuntos a partir de históricas ricas em sentimento e aprendizado.

Laís Loyola Dayrell, autora do livro “Aventuras de uma menina na Àfrica”, nasceu no dia 31 de março de 2008, em Goiânia. Estudou na escola O Pequeno Príncipe, WRJr e Arena, onde hoje cursa o 1º ano do ensino médio.

Estuda inglês no CEI Flora, cursou inglês por um mês nos Estados Unidos pela ELS English Center, na Stetson University, em Celebration – Flórida.

Esportista, já praticou natação, tênis e vôlei, além de balé, jazz e sapateado. Atualmente, pratica Beach Tenis diariamente e representa o estado de Goiás nos campeonatos nacionais e regionais.

Laís é uma menina sensível, muito ligada aos irmãos, pais e avós. Amante da leitura, decidiu escrever este livro após uma viagem para a África do Sul com a família, em dezembro de 2015.

Mila Costa, autora de “As aventuras de Raphael”, é uma escritora independente de livros infantis. Colaboradora do TRE-GO, Camila dos Reis Rozendo Costa encontrou na escrita uma maneira de expressar sua criatividade e imaginação, encantando crianças e adultos com suas histórias cativantes.

Sua mãe foi responsável por alfabetizá-la e cultivar em seu coração o amor pelos livros. Inspirada por sua própria experiência com a leitura, Mila decidiu compartilhar sua paixão pelas histórias com outras crianças. Ela começou a criar seus próprios contos e personagens, enchendo as páginas com aventuras divertidas, ensinamentos valiosos e mensagens positivas.

Além de escrever, Mila também é mãe e compartilha com seu filho o mesmo amor pelos livros. Ela acredita na importância de estimular o hábito da leitura desde cedo, como uma forma de enriquecer a vida das crianças e despertar sua curiosidade pelo mundo ao redor.

Contadora de histórias

Nilcelle Maria de Paula Oliveira desperta a imaginação e criatividade das crianças ao narrar histórias infantis com habilidade e alegria contagiante. Nil, como se apresenta, é funcionária dos Correios há 22 anos, graduada em Marketing e Gestão de Vendas, graduanda em Pedagogia, mãe de duas crianças atípicas.

Paixão pela música

Elisa Pessoa tem 14 anos, faz aula de canto desde os 6 anos. Nesse período aprendeu a tocar ukulele, piano e violão. Estudante do 9º ano do Colégio Studium, tem três músicas gravadas no Spotify, sendo uma delas autoral. Esportista, integrou a equipe de ginástica artística de Goiás, faz street dance, volleyball. Adora cantar e animou as crianças com uma seleção de músicas especiais para o evento.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido