TRE-GO inaugura galerias de unidades da Justiça Eleitoral

Linha sucessória de autoridades compõe os quadros

Presidente Des. Itaney Francisco Campos sorrindo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Itaney Francisco Campos, inaugurou, nesta quarta-feira (8), as novas galerias de ouvidores regionais eleitorais goianos, de diretores da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e de Diretores do Fórum Eleitoral de Goiânia, no Anexo III do TRE-GO, localizado no Edifício Ialba-Luza.

A Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, presidida pelo juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, prevê, com as recém instalações, valorizar a memória institucional e prestigiar os serviços prestados à JE pelas diversas autoridades que fizeram parte de sua história neste estado.

O presidente Itaney Campos ressaltou a admiração pela Comissão e a importância do trabalho de reconhecimento histórico para o fortalecimento democrático: “A apreciação da história, da memória, sobremodo da memória institucional, é um valor que considero de alta relevância para o reconhecimento do Tribunal junto a sociedade goiana e a sociedade brasileira. A valorização da memória é o que traz a identificação dos servidores e eleitores. Através dela é que passamos a condição de afetividade, de amorosidade, com as instituições as quais servimos e das quais utilizamos”, declarou.

Ouvidoria

A Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE) foi criada em 2007 por meio da Resolução TRE nº 122, tendo sido regulamentada pela Resolução nº 140/2008 e fisicamente estruturada a partir de julho de 2012. A unidade constitui um canal de comunicação entre o cidadão e a Justiça Eleitoral goiana.

“A presença aqui de antigos ouvidores, antigos diretores da Escola, antigos diretores de Fórum, pessoas importantes que por aqui passaram nos traz a certeza de que nós estamos trilhando o caminho certo, de que nós estamos trilhando o caminho de gigantes. Isso faz então com que este Tribunal se jubile de alegria”, pontuou Márcio Antônio de Moraes, atual ouvidor regional eleitoral.

TRE-GO inaugura galerias de unidades da Justiça Eleitoral - 01

Escola Judiciária Eleitoral

A EJE-GO foi criada pela Resolução n. 58, de 18 de dezembro de 2003. É uma unidade ligada à Presidência do Tribunal e atua na capacitação jurídica de magistrados, promotores e servidores, bem como na educação para a cidadania.

Adenir Teixeira Peres Júnior, 10º diretor dos 20 anos da EJE-GO, expressou o apreço que possui em compor a atual gestão: “É uma honra muito grande estar integrando a Escola Judiciária Eleitoral, honra que o colegiado me outorgou, ainda mais sucedendo grandes magistrados nessa função tão importante da Escola que é tanto de capacitar o quadro de servidores quanto levar conhecimento sobre democracia e cidadania para a população geral”, expôs.

TRE-GO inaugura galerias de unidades da Justiça Eleitoral - 02

Fórum Eleitoral

A Diretoria do Fórum Eleitoral de Goiânia foi criada pela Resolução nº 175, de 2 de dezembro de 2009, com o objetivo de concentrar, sob a coordenação de um dos juízes eleitorais, suas atividades administrativas e gerenciais.

“Isso representa o trabalho que foi feito não só pelos diretores, mas por todos aqueles servidores que fazem parte, que representam um verdadeiro patrimônio da Justiça Eleitoral. A gente percebeu a evolução constante, recente”, afirmou o atual diretor Gustavo Dalul Faria.

TRE-GO inaugura galerias de unidades da Justiça Eleitoral - 03

O evento contou com a participação de autoridades, magistrados e servidores da Justiça Eleitoral goiana.

Os nomes dos dirigentes dessas unidades e seu período de atuação podem ser consultados no Memorial Virtual em Galerias, pelo link.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido