Uruaçu recebe o Programa Conversando com a Justiça Eleitoral

Oitava edição do projeto abordou os temas “Segurança da Urna Eletrônica”, “Participação Feminina na Política” e “Desinformação e fake news”

Programa Conversando com a Justiça Eleitoral em Uruaçu 1

A cidade de Uruaçu-GO recebeu na última sexta-feira (2) a oitava edição do projeto “Conversando com a Justiça Eleitoral”, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em parceria com a Faculdade Serra da Mesa (FASEM).

O programa objetiva ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do processo e da legislação eleitoral, combatendo as desinformações que envolvem a Justiça Eleitoral.

Os convidados do evento, realizado no auditório da FASEM, foram recepcionados com uma bela apresentação cultural do músico Matheus Rocha Carvalho.

1/ Galeria de imagens

O diretor da EJE, juiz-membro Vicente Lopes da Rocha Júnior, que capitaneou todas as edições do programa, desde 2019, abriu a audiência pública ressaltando o recorde do número de alunos alcançados nas atividades no município, o que revela o crescimento do projeto.

Na sequência, pronunciaram-se o juiz eleitoral da 50ª zona de Uruaçu, Jesus Rodrigues Camargos, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Goiás (OAB/GO) em Uruaçu, Rodrigo de Souza Magalhães, a Coordenadora do Curso de Direito da FASEM, Isabel Christina Gonçalves Oliveira.

O presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, Francisco Carlos de Carvalho, aproveitando o ensejo, entregou ao presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, a comenda Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho, a mais alta honraria concedida pela prefeitura da cidade do Norte goiano.

Lisonjeado pela homenagem, o presidente-desembargador Itaney agradeceu a deferência e externou sua satisfação em realizar uma edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral’ em sua estimada terra natal. “Para além do benefício de aproximação e ampla participação de todos os segmentos da sociedade, está o objetivo precípuo de salvaguardar a satisfação das necessidades e anseios desta população através do voto pessoal, intransferível, sigiloso e inviolável, garantido pela Justiça Eleitoral, que possibilite a eleição de representantes que tencionem garantir justiça social e igualdade de oportunidades”, declarou.

Palestras

O evento abordou os temas “Segurança da Urna Eletrônica”, “Participação Feminina na Política” e “Desinformação e fake news”, que foram apresentados respectivamente por Cleyton Eufrásio, Chefe da Seção de Suporte ao Voto Informatizado do TRE-GO, Ludmila Torres, advogada e presidente do Tribunal de Ética da OAB/GO e Wandir Allan de Oliveira, advogado e Conselheiro da OAB/GO.

Ao final das exposições, a audiência teve a oportunidade de ter seus questionamentos respondidos pelos palestrantes.

Presenças

Aberto ao público em geral, o evento contou com a presença de autoridades, advogados, professores, estudantes, cidadãs e cidadãos da região, dentre eles familiares e amigos do presidente-desembargador Itaney Francisco Campos.

Foram registradas as presenças dos juízes-membros do TRE-GO, Juliano Taveira Bernardes, Ana Cláudia Veloso Magalhães e Adenir Teixeira Peres; do Procurador Alexandre Barrozo Marra, representando o prefeito Valmir Pedro; o promotor Afonso Antônio Gonçalves Filho; o tenente Félix da Polícia Militar, representando o tenente coronel Rasmussen do 18° CRPM, e o major Barcelos, comandante do 14° Batalhão; o secretário judiciário do TRE-GO, Leonardo Sapiência, a Coordenadora Thaís Cedro e outros servidores do Tribunal e da EJE-GO.

Eleitor do Futuro

Também faz parte das atividades da Escola Judiciária Eleitoral o projeto “Eleitor do Futuro”, que é voltado ao ensino do exercício democrático a crianças e adolescentes. Nos dias 1º e 2 de setembro foram realizadas palestras para mais de 1.600 alunos e professores nas seguintes escolas da região: 

  • Colégio Elo
  • Escola Estadual Polivalente
  • Instituto Federal de Goiás
  • Colégio Deoclides Martins da Costa - Campinorte
  • Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho
  • Colégio Estadual Alfredo Nasser
  • CEPM Colégio Estadual da Polícia Militar Francisco Antônio Azevedo
  • CEPI Aeroporto
  • Escola Nossa Senhora Aparecida

Edições anteriores

O programa “Conversando com a Justiça Eleitoral de Goiás” foi idealizado a partir das diretrizes traçadas no XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro de 2018, ocasião em que os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil definiram as metas para o Judiciário no ano de 2019. A Justiça Eleitoral goiana lançou assim o projeto, visando promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral e confiabilidade das urnas eletrônicas.

O encontro passou a integrar os planos estratégicos e de gestão do Tribunal desde então.

Em 2019, as cidades de Porangatu, Luziânia e Jataí receberam presencialmente o evento, nos meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente. Em março de 2020 foi a vez da cidade de Goiatuba.

Em 2020 e 2021 foram realizadas duas edições virtuais, em razão da pandemia ocasionada pela Covid-19.

Em junho de 2022, a cidade de Goiás recebeu o programa.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

Acesso rápido