TRE-GO recebe primeiro título eleitoral goiano

Registro corresponde ao oitavo modelo da documentação

Memorial do TRE-GO recebe doações

O Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) recebeu nesta terça-feira (20) o primeiro título eleitoral do oitavo modelo do documento, pertencente ao desembargador Elísio Taveira. A doação foi realizada pelo neto do magistrado, Fernando Taveira Silveira, e por seu filho, procurador de justiça Eliseu Taveira.

Na ocasião, também foram doados ao Memorial o livro Promptuário da Legislação Eleitoral, escrito por Edgard Costa em 1917, pela coordenadora Flávia de Castro Dayrell, membro da Comissão de Gestão de Memória e Cultura (CGMC), e o título eleitoral do ex-juiz-membro do TRE-GO Marco Antônio Caldas.

O presidente-desembargador Itaney Francisco Campos externou agradecimentos às famílias que promoveram as doações e o incentivo à memória. “O Poder Judiciário reconhece a importância da valorização da história e da memória institucional como exemplo que deve ser adotado e como projeto que deve ser dimensionado e replicado em todas as instituições, porque o conhecimento da história, da nossa história, da história do servidor, da história dos juízes que compuseram os tribunais, especialmente este tribunal, é de fundamental importância para a valorização da própria instituição, para a valorização do corpo de servidores, e digo até que para o crescimento do amor pela instituição. Quando se ama, se conhece e quando se conhece, se ama”, declarou.

O juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura da Justiça Eleitoral de Goiás, agradeceu a generosidade das famílias em fazerem parte do Memorial.

Memorial do TRE-GO recebe doações. Título nº 1 do oitavo modelo.

Memorial da Justiça Eleitoral Goiana

A sede física do Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, inaugurada em de maio de 2011, ocupa a sala do antigo Plenário do Tribunal instalado no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). O Memorial mantém o seu mobiliário original, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de documentos e objetos que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

Inaugurado em 2021, o  Memorial Virtual da Justiça Eleitoral tem sido visitado por membros do Judiciário, historiadores, estudantes e público em geral.

A Comissão de Gestão de Memória e Cultura do TRE-GO segue com seu objetivo estratégico de resgatar e valorizar a Memória da Justiça Eleitoral Goiana, em seu passado, presente e futuro.

Memorial do TRE-GO recebe doações. Título de 1970.

Doações

O Memorial está sempre à procura de documentos históricos para ampliar a composição de seu acervo. Caso você tenha interesse em doar um antigo título de eleitor, envie e-mail para memorial-lista@tre-go.jus.br .

  

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso rápido