TRE-GO recebe primeiro título eleitoral goiano

Registro corresponde ao oitavo modelo da documentação

Memorial do TRE-GO recebe doações

O Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) recebeu nesta terça-feira (20) o primeiro título eleitoral do oitavo modelo do documento, pertencente ao desembargador Elísio Taveira. A doação foi realizada pelo neto do magistrado, Fernando Taveira Silveira, e por seu filho, procurador de justiça Eliseu Taveira.

Na ocasião, também foram doados ao Memorial o livro Promptuário da Legislação Eleitoral, escrito por Edgard Costa em 1917, pela coordenadora Flávia de Castro Dayrell, membro da Comissão de Gestão de Memória e Cultura (CGMC), e o título eleitoral do ex-juiz-membro do TRE-GO Marco Antônio Caldas.

O presidente-desembargador Itaney Francisco Campos externou agradecimentos às famílias que promoveram as doações e o incentivo à memória. “O Poder Judiciário reconhece a importância da valorização da história e da memória institucional como exemplo que deve ser adotado e como projeto que deve ser dimensionado e replicado em todas as instituições, porque o conhecimento da história, da nossa história, da história do servidor, da história dos juízes que compuseram os tribunais, especialmente este tribunal, é de fundamental importância para a valorização da própria instituição, para a valorização do corpo de servidores, e digo até que para o crescimento do amor pela instituição. Quando se ama, se conhece e quando se conhece, se ama”, declarou.

O juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura da Justiça Eleitoral de Goiás, agradeceu a generosidade das famílias em fazerem parte do Memorial.

Memorial do TRE-GO recebe doações. Título nº 1 do oitavo modelo.

Memorial da Justiça Eleitoral Goiana

A sede física do Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, inaugurada em de maio de 2011, ocupa a sala do antigo Plenário do Tribunal instalado no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). O Memorial mantém o seu mobiliário original, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de documentos e objetos que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

Inaugurado em 2021, o  Memorial Virtual da Justiça Eleitoral tem sido visitado por membros do Judiciário, historiadores, estudantes e público em geral.

A Comissão de Gestão de Memória e Cultura do TRE-GO segue com seu objetivo estratégico de resgatar e valorizar a Memória da Justiça Eleitoral Goiana, em seu passado, presente e futuro.

Memorial do TRE-GO recebe doações. Título de 1970.

Doações

O Memorial está sempre à procura de documentos históricos para ampliar a composição de seu acervo. Caso você tenha interesse em doar um antigo título de eleitor, envie e-mail para memorial-lista@tre-go.jus.br .

  

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.