Estudantes são diplomados pelo Tribunal Pleno

Ação faz parte dos Projetos Eleitor do Futuro e Parlamento Jovem

Estudantes são diplomados pelo Tribunal Pleno
Ação faz parte dos Projetos Eleitor do Futuro e P...

Nesta segunda-feira (26), 35 estudantes de seis escolas municipais de Goiânia foram diplomados no auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) como jovens parlamentares.

Eleitos no último dia 21 de setembro em pleitos simulados do projeto Eleitor do Futuro, os alunos serão empossados posteriormente na Câmara Municipal de Goiânia, onde exercerão mandato com atividades próprias do cargo de vereador, como elaboração de projetos de leis, através do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Casa Legislativa.

O projeto Eleitor do Futuro é realizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO), capitaneada pelo diretor Vicente Lopes da Rocha Júnior e vice-diretor, Adenir Teixeira Peres Júnior, ambos juízes-membros do TRE-GO.

Os alunos foram diplomados pelos integrantes do Pleno, presidente-desembargador Itaney Francisco Campos, vice-presidente e corregedora Amélia Martins de Araújo, os juízes- membros Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Mônica Cezar Moreno Senhorelo, Ana Cláudia Veloso Magalhães e os dirigentes da EJE/GO, além do procurador regional eleitoral, Célio Vieira da Silva.

O presidente Itaney Campos cumprimentou os alunos e professores presentes e enalteceu a relevância do projeto. “O objetivo do Eleitor de Futuro é conscientizar crianças e adolescentes sobre a vida em sociedade e realçar os valores da cidadania e a importância do processo democrático”, declarou.

O diretor da EJE/GO, Vicente Lopes, falou da satisfação em acompanhar jovens comprometidos com as atividades do programa. Apresentou as etapas do projeto e agradeceu a todos os envolvidos, destacando a participação e dedicação do professor de robótica Kleiber Sales, da escola Alice Coutinho, que incentivou o então aluno e vereador mirim Gabriel Jeová a propor na Câmara o Programa Cultura Maker, hoje já implantado em algumas escolas municipais. “Esse exemplo comprova que os projetos Eleitor do Futuro e Parlamento Jovem já trazem resultados não só para a formação das crianças, mas também para sugestões que efetivamente possam reverter em favor da sociedade”, afirmou o juiz.

“A semente para a mudança que buscamos no país está nas mãos de muitos desses jovens”, afiançou a diretora legislativa da Câmara Municipal de Goiânia, Gabriela Tejota, que representou o presidente da Câmara, Romário Policarpo. A diretora ressaltou que este é um projeto que enriquece muito o parlamento e mencionou que várias das sugestões apresentadas pelos estudantes são aproveitadas pela Casa Legislativa.

Compareceram à solenidade a professora Raquel Peixoto Ferreira Vieira, representando a Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação Vera Lúcia Abrantes D´Osvualdo, a coordenadora do Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Goiânia, Sandra Cilene Silva, diretores de escolas, professores, alunos e servidores do TRE-GO.

Antes da cerimônia de diplomação, os parlamentares juvenis visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral Goiana, onde tiveram a oportunidade conhecer o acervo histórico da Corte Eleitoral, que é composto por documentos, fotos, objetos, mobiliário e vários modelos de urna de lona, madeira e eletrônica.

Escolas participantes

Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, Setor Estrela Dalva;

Escola Municipal Presidente Vargas, Vila João Vaz;

Escola Municipal Dom Tomás Balduino, Residencial Jardins do Cerrado;

Escola Municipal Honestino Monteiro Gomes Guimarães, Jardim Aritana;

Escola Municipal Lorena Park, Setor Lorena Park;

Escola Municipal Alice Coutinho, Vila Morais.

Confira a lista de estudantes diplomados.

Veja todas as fotos do evento.

Assista à cerimônia de diplomação no canal do TRE-GO no YouTube (@canaltrego).

Leia também: EJE/GO realiza eleições do Programa Eleitor do Futuro nas escolas

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido