EJE/GO realiza eleições do Programa Eleitor do Futuro nas escolas

Projeto visa estimular a participação política entre os jovens

Eleições simuladas no projeto Eleitor do Futuro

A Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO) realizou na última quarta-feira (21) eleições simuladas com alunos de escolas municipais para o projeto Eleitor do Futuro, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia.

Ao todo, foram eleitos 35 parlamentares jovens, sendo 18 meninas e 17 meninos. Eles serão diplomados no dia 26, no auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Posteriormente, serão empossados na Câmara, onde exercerão mandato com atividades próprias do cargo de vereador, como elaboração de projetos de leis, através do projeto Parlamento Jovem, daquela Casa.

A eleição simulada tem procedimentos básicos de um processo eleitoral, desde a emissão da zerézima (extrato de zero votos aos candidatos) até a emissão do boletim de urna (extrato do total de votos dos candidatos na urna), finalizando com o resultado da eleição e declaração do candidato vencedor. Os nomes e números dos candidatos não possuem qualquer identidade com os números e nomes de candidatos das eleições oficiais.

Participaram da ação 2.500 alunos do 6º ao 9º ano de escolas municipais da capital. Dentre estes, vários são adolescentes com deficiência auditiva, visual, física ou com outras necessidades especiais. Para atendê-los, a EJE/GO fornece equipamentos de tecnologia assistiva como a urna eletrônica em Braille e fones para ouvido, assim como assistente em libras na tela.

Programa Eleitor do Futuro nas escolas

Palestras

No mês de junho, os servidores da EJE/GO Antônio Vinhal, Lafaiete Ribeiro e Thales Perrone, assim como a assessora da Câmara Municipal Sandra Cilene, realizaram palestras interativas nas escolas participantes sobre os temas cidadania, eleitor do futuro e parlamento jovem, abordando ainda os temas corrupção e segurança do voto na urna eletrônica, importância do voto e participação feminina na política.

Os alunos participaram também de debates.

A ação é um instrumento pedagógico que visa envolver a comunidade escolar no processo eleitoral e legislativo, conscientizando e estimulando jovens estudantes a se interessarem sobre temas relacionados à política, à democracia, à cidadania e à participação popular.

Escolas participantes

Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, Setor Estrela Dalva;

Escola Municipal Presidente Vargas, Vila João Vaz;

Escola Municipal Dom Tomás Balduino, Residencial Jardins do Cerrado;

Escola Municipal Honestino Monteiro Gomes Guimarães, Jardim Aritana;

Escola Municipal Lorena Park, Setor Lorena Park;

Escola Municipal Alice Coutinho, Vila Morais.

Juízes Vicente Lopes e Adenir Teixeira participam do Programa Eleitor do Futuro

Inovação

O diretor e o vice-diretor da EJE/GO, juízes-membros Vicente Lopes da Rocha Júnior e Adenir Teixeira Peres Júnior, acompanharam a votação na escola Alice Coutinho, conversaram com os mesários e jovens eleitores e foram convidados pelo professor Kleiber Sales a conhecer o primeiro Laboratório Maker da rede pública da capital, que são salas de aulas que visam ampliar o ensino de robótica e estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes. Os dirigentes da EJE ficaram admirados com a inovação no espaço de ensino e com a dedicação do professor.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido