Inclusão: Projeto Cidadania em Libras

Evento aconteceu na Associação dos surdos de Goiânia

EJE libras

A Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE-GO) promoveu nesta quinta (25), às 9h30, a primeira edição do projeto "Cidadania em Libras". O encontro, parceria entre a Associação de Surdos de Goiânia e da Associação das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás (AMDASGO), apresentou palestra específica para o público surdo abordando temas sobre cidadania, fake news, diferenças entre o voto branco e nulo, cargos em disputa para as eleições de 2022, dentre outros temas pertinentes.

Cerca de 100 pessoas entre surdos, funcionários e familiares estiveram presentes. Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer uma votação simbólica em personagens fictícios na urna eletrônica. As intérpretes em libras Lívia Gomes e Sofia Anjos foram as responsáveis pela demonstração.

TRE-GO Cidadania em Libras 03

Na ocasião, foi ressaltado que a interpretação de libras estará em todas as urnas eletrônicas do país no próximo pleito. O chatbot – assistente virtual e os sistemas de libras integrados nos sites do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também foram mostrados a fim de garantir maior acessibilidade nas plataformas digitais.

O evento, aberto ao público em geral, aconteceu no ginásio da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG), situado à Rua 801, Chácara VI, S/N - Osvaldo Rosa, em Goiânia.

 TRE-GO Cidadania em Libras 01

TRE-GO Cidadania em Libras 01

O próximo evento da EJE-GO será o "Cidadania nas mãos" vinculado à Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG).

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido