1º Sarau Cultural celebra os 90 anos da Justiça Eleitoral

Evento literário e musical foi prestigiado por magistrados, autoridades, intelectuais e servidores do Judiciário

1º Sarau Cultural do TRE-GO  foto 01
1º Sarau Cultural celebra os 90 anos da Justiça Eleitoral

Foi com música, literatura e poesia que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) comemorou os 90 anos da Justiça Eleitoral na última sexta-feira (19).

Celebrando o aniversário da instalação da Justiça Eleitoral em Goiás, ocorrido em 20 de agosto de 1932, a Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO organizou o 1º Sarau Cultural de literatura e música nos jardins de sua sede, na Praça Cívica.

O evento contou com exposições da Academia Goiana de Letras, apresentação musical, recitais poéticos, lançamento e exibição de obras literárias.

O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Itaney Francisco Campos, abriu o evento agradecendo a presença dos convidados, entre autoridades, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, advogados, escritores, músicos, representantes de entidades culturais, servidores do Judiciário e familiares.

“Festejar os 90 anos da Justiça Eleitoral é festejar a democracia, que é o governo do povo, pelo povo e para o povo”, declarou o presidente Itaney, ao relatar a evolução do processo eleitoral implementado pela Justiça especializada no Brasil. “O tempo de atuação da Justiça Eleitoral implica em valorizar e assegurar a soberania da vontade popular. É muito justo que estejamos aqui a comemorar, e em conjunto com intelectuais e artistas deste estado, que são o termômetro da sensibilidade e do humanismo do povo goiano”, destacou o desembargador.

1/ Galeria de imagens

O juiz-membro, ouvidor regional e presidente da Comissão de Memória e Cultura do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, enfatizou, em seu pronunciamento, a importância da gestão da memória para a construção da história da instituição, como pilar da democracia. “A realização deste Primeiro Sarau Cultural – Literatura e Música não tem como objetivo apenas celebrar, mas sobretudo relembrar e compreender o importante papel da Justiça Eleitoral e a sua identidade com o estado de Goiás”, afirmou o magistrado, que ainda agradeceu aos integrantes da Comissão, composta pelo juiz eleitoral Abílio Wolney Aires Neto e servidores do Tribunal,  à Coordenadoria de Gestão da Informação, capitaneada por Flávia Dayrell, à arquivista Andréia Araújo e ao historiador Filipe Petres, pela realização do evento.

O integrante do Tribunal Pleno da Justiça Eleitoral Goiana e presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário Estadual, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, lançou durante o sarau sua primeira obra literária, o livro “Sobre Deuses e Homens”. O magistrado expressou seu contentamento em ter sua obra apresentada em uma importante celebração da história da democracia brasileira. Com um discurso permeado pelo bom humor e a modéstia, Veiga Braga agradeceu aos incentivadores de sua produção, que considera, “fruto de saudável imprudência, minha e de meus confrades”. “Assomo neste púlpito e nesta tribuna com a insegurança de um estreante”, declarou o desembargador-escritor.  

O evento contou também com o pronunciamento de José Ubirajara Galli Vieira, presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), que manifestou distinta satisfação em participar da comemoração e apresentou as exposições selecionadas pela academia para o sarau: Varal de Poesia “Liberdade Enclausurada”, de autoria dos acadêmicos Nars Chaul e Edival Lourenço e ainda a de exemplares da Revista da AGL, editados desde o início da década de 1960, que serão doados ao TRE-GO para comporem o acervo do Museu da Justiça Eleitoral Goiana.

Ubirajara Galli destacou ainda a curadoria da AGL para o recital poético do encontro, com especial homenagem à acadêmica Lêda Selma, que dá nome ao ano cultural 2022.

O assessor cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), escritor Gabriel Nascente, cumprimentou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga “em cuja esteira da magistratura tem-se revelado como um autêntico cientista dos labirintos jurídicos”, pelo lançamento de sua primeira obra literária. “A ousadia de evadir-se das barbas do ócio é o perfil natural daqueles que optam por amar e exercer a arte da escrita”, avaliou o poeta.

Recital poético

O membro da AGL, Miguel Jorge, anunciado por sua filha, Milena Jorge, Secretária de Gestão de Pessoas do TRE-GO, deu início ao recital poético, declamando os poemas  “A hora mais escura”, de autoria de Maria Helena Chein; “Poema a um amor instantâneo ou arte de amar o desencontro”, de autoria de Ubirajara Galli e “Bruno uiva na mata”, de autoria de Itaney Campos.

Em seguida, o presidente Itaney Campos, ocupante da cadeira nº 37 da AGL, declamou o poemas “A cidade e a campina”, de sua própria autoria.

A Coordenadora de Orçamento, Finanças e Contabilidade do TRE-GO, Christine Resplande, interpretou o poema “Inteireza das metades”, de autoria da escritora Lêda Selma.

Os poemas e a forma como foram declamados emocionaram os convidados do sarau.

Lançamento e exposição de obras literárias

O livro "Sobre Deuses e Homens", escrito pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, é uma seleção de artigos e crônicas publicados nos principais jornais de Goiânia, organizado pelo jornalista Bruno Rocha e ilustrado por Wendel Reis, também responsável pela arte e design. O escritor e jornalista Hélio Rocha assinou o texto da "orelha". Geraldo Coelho Vaz, escritor que assinou a apresentação do livro assim define a obra de 182 páginas: "Temas valorizados pelo inconformismo com a situação de seu tempo, dos fatos históricos registrados pelas mãos e mentes do escritor, propondo visões novas, numa linguagem precisa, espontânea que agrada o leitor".

Durante o sarau, o presidente- Itaney Francisco Campos expôs as seguintes obras de sua autoria: “Antônio Theodoro da Silva Neiva, um Escorço Biográfico”, “Sobre Partilha da Tarde”, “Avenida Araguaia”, “Iluminuras do Signo” e Notícias Históricas do Bairro de Campinas”

Foram expostas ainda obras literárias de servidores e colaboradores do Regional. Em ordem alfabética de títulos, foram apresentados os seguintes livros:

- "Arma Zen", obra escrita por Jairo Rabelo;

- "Aventuras de Raphael", obra de autoria de Camila dos Reis Rozendo Costa;

- "A estratégia mais importante da vida", obra escrita por Vítor Cruz.

- “Fragmentos entre Palavras”, uma coletânea de escritos de servidores, com organização de Antônio Celso Ramos Jubé;

- "Governança eleitoral: Uma comparação entre os modelos de Justiça Eleitoral no Brasil e na Argentina", obra de autoria de Alexandre Francisco de Azevedo.

- "Sala de espelhos - Poetas e Poemas", uma antologia de poemas de vários autores, com organização de Christine Resplande;

- "Tatúlio em Tá tudo bem Agora", obra escrita por Renato Oliveira e Marcelo Correia, com ilustração de Luana Chinaglia.

Apresentação musical

A Secretaria Municipal de Cultura brindou o sarau com a apresentação de um grupo de choro comandado pelo músico João Garoto no violão, com a participação do cavaquista Enéias Áquila, José Vinícius na flauta transversal e Tiago Marinho no pandeiro. Os músicos encantaram os presentes com a execução de obras clássicas do gênero musical brasileiro.

Convidados

Entre os convidados que prestigiaram o sarau estavam a esposa do presidente Itaney Campos, Leila Regina da Costa; a vice-presidente do TRE-GO, desembargadora Amélia Martins de Araújo; o presidente do TJGO, desembargador Carlos França; o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; as desembargadoras Nelma Branco Ferreira Perilo e Ana Cristina Ribeiro Peternella França; os desembargadores Edison Miguel, José Carlos de Oliveira, Wilson Safatle Faiad, Fabiano Abel de Aragão Fernandes e o ex-presidente do TJGO, Paulo Teles (aposentado); os procuradores do Ministério Público, Benedito Torres, José Eduardo Veiga Braga, Pedro Tavares Filho e Agnaldo Bezerra Tocantins; como também os juízes Mark Yishida, Sival Guerra Pires, Adriano Linhares, José Ricardo Machado, Paulo César Alves das Neves, Wiliam Costa Melo, Abílio Wolney Aires Neto, Wilson Dias e Adenir Teixeira Peres Júnior.

Registraram presença ainda o secretário Estadual da Indústria e Comércio, Joel Santana Braga, na ocasião representando o governador Ronaldo Caiado; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGH) e promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Jales Guedes Coelho Mendonça, os membros da AGL Lêda Selma, Geraldo Coelho Vaz; os jornalistas Hélio Rocha e Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI); o presidente do sindicato dos advogados, Alexandre Ramos Caiado; a representante da Ordem dos Advogados Seccional Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki; os advogados Anna Vitória Caiado e Alexandre Alencastro Veiga Hsiung, bem como demais autoridades e representantes da cultura de Goiás, servidores do Judiciário e familiares.

Memorial da Justiça Eleitoral Goiana

A sede física do Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, inaugurado em de maio de 2011, ocupa a sala do antigo Plenário do Tribunal instalado no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). O Memorial mantém o seu mobiliário original, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de documentos e objetos que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

Inaugurado em 2021, o  Memorial Virtual da Justiça Eleitoral tem sido visitado por membros do Judiciário, historiadores, estudantes e público em geral.

A Comissão de Gestão de Memória do TRE-GO segue com seu objetivo estratégico de resgatar e valorizar a Memória da Justiça Eleitoral Goiana, em seu passado, presente e futuro.

  

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.