Presidente do TRE-GO inaugura expansão do Memorial da Justiça Eleitoral goiana

Linha sucessória dos Juízes-Membros efetivos passa a compor o acervo

TRE-GO Memorial 6

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Desembargador Leandro Crispim, inaugurou, nesta terça-feira (19), a expansão do Memorial Físico da Justiça Eleitoral goiana, no prédio histórico que abriga a sua sede, incorporando ao acervo novas galerias de autoridades e o quadro que contém a linha sucessória dos Juízes-Membros Efetivos do Tribunal Pleno.

Durante o evento, a mãe do Presidente, Maria Santana Crispim, assinou Termo de Doação de documentos de acervo pessoal de seu saudoso esposo, Desembargador Geraldo Crispim Borges, para exposição no Memorial.

“Ao assumir o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, tive como propósito investir e patrocinar ações que buscassem a preservação da nossa memória. Tenho a crença inabalável de que a informação sintoniza o mundo e ofertá-la de modo fácil, objetivo e claro à sociedade é tarefa de todos os gestores, de modo a contribuir para o prevalecimento da verdade sobre os fatos históricos marcantes”, declarou o Presidente do TRE-GO, que agradeceu especialmente  Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Juiz-Membro da Corte Eleitoral e Presidente da Comissão de Gestão da Memória, propositor da homenagem a seu pai, ex-Presidente do Tribunal, Desembargador Geraldo Crispim Borges,  cujo nome ficará imortalizado no espaço que abriga a memória institucional da Justiça Eleitoral em Goiás.

O Desembargador agradeceu ainda o empenho e assessoramento prestados pela Coordenadoria de Gestão da Informação, na pessoa de Flávia de Castro Dayrell, que trabalhou arduamente para a instituição de um programa de gestão da memória.

O Juiz-Membro Márcio Moraes e Presidente da Comissão de Gestão da Memória ressaltou a importância de homenagear o Desembargador Geraldo Crispim Borges, que à época teve aclamada sua recondução como Presidente do TRE-GO: “As mais justas e mais sinceras homenagens deste Tribunal à família Crispim. Era mais do que necessário registrarmos este momento da expansão com Presidentes que deixaram este importante legado para a memória da Justiça Eleitoral.”

Foram inauguradas as galerias de Juízes Juízes-Membros Efetivos do Tribunal Pleno, assim como dos Diretores-Gerais e dos Vice-Presidentes do TRE-GO. A galeria dos Presidentes foi modernizada e reinaugurada.

A expansão é parte das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, iniciadas com o lançamento da aba histórica no Memorial Virtual em fevereiro e da Revista Comemorativa dos 90 anos em março de 2022.

A inauguração contou com a presença do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Jales Guedes Coelho Mendonça. Prestigiaram ainda o evento familiares do Presidente, os Juízes-Membros Vicente Lopes da Rocha Júnior, Juliano Taveira Bernardes e Adenir Teixeira Peres Júnior, o Diretor-Geral Wilson Gamboge Júnior, Secretários, Coordenadores, Assessores e servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

Memorial Físico e Virtual

A sede física do Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, inaugurado em de maio de 2011, ocupa a sala do antigo Plenário do Tribunal instalado no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). O Memorial mantém o seu mobiliário original, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de documentos e objetos que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

O Memorial Virtual da Justiça Eleitoral , lançado em 10 de maio, tem sido visitado por membros do Judiciário, historiadores, estudantes e público em geral. Navegando pelo Memorial Virtual, pode-se ter acesso a todo o seu acervo, composto por documentos históricos, mobiliário, vestimentas, imóveis, fotografias. A visita possibilita também conhecer um pouco da história da Justiça Eleitoral, ver exposições, galerias, programas, publicações, vídeos institucionais, mapas das Zonas Eleitorais, unidades de Memória, solicitar pesquisas, e, ainda obter mais informações sobre a Memória da Justiça Eleitoral de Goiás.

Visite o Memorial da Justiça Eleitoral , clicando aqui .

Mais informações a respeito do Memorial podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico memorial-lista@tre-go.jus.br .

TRE-GO Memorial 1

TRE-GO Memorial 2

TRE-GO Memorial 3

TRE-GO Memorial 4

TRE-GO Memorial 5

TRE-GO Memorial 7

TRE-GO Memorial 8

TRE-GO Memorial 9

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido