TRE promove curso “Linguagem Simples no Setor Público” no dia 15 de outubro

O curso é gratuito e aberto ao público

TRE-GO Curso Linguagem Simples

A Escola Judiciária Eleitoral em parceria da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) promove curso de Linguagem Simples no Setor Público no dia 15 de outubro de 2021, às 14h30. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TRE/GO no youtube.

O curso será em formato de oficina, intitulado “Cidadania linguística: quando a linguagem é instrumento de inclusão”, terá duração de 2 horas e será ministrado por Heloísa Fischer, jornalista, escritora e fundadora do Comunica Simples. O evento é aberto ao público com foco nos servidores da Justiça Eleitoral, colaboradores, juízes e membros do Ministério Público.

A oficina objetiva fomentar a utilização da linguagem inclusiva e simples na comunicação oficial e institucional do TRE/GO; instituir  o  emprego  da  flexão  de  gênero  para  nomear  profissão  ou  demais  designações,  nos termos da Resolução CNJ nº 376/2021 de 02/03/2021; evitar  termos  que  sugiram  preconceitos,  discriminações  ou  ofensas  a  pessoas  ou  grupos, cumprindo a previsão constitucional de igualdade (art. 5º, caput, da Constituição da República); garantir o direito de acesso à informação de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão (art. 5º, Lei n° 12.527/ 2011 – Lei de Acesso à Informação); garantia, aos titulares, de exatidão e clareza no tratamento de dados pessoais (Art. 6º, incisos V e VI, Lei Nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido