TRE/GO participa do III Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais

Evento teve como tema os desafios da Justiça Eleitoral brasileira

III Encontro Virtual Coptrel

Nesta quinta-feira (18), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim, juntamente com o Diretor-Geral, Wilson Gamboge, participam do III Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento tem como tema os desafios da Justiça Eleitoral brasileira.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luís Roberto Barroso, que apresentou questões relativas às próximas Eleições Gerais em 2022, enfatizando a importância de viabilizar a candidatura de mulheres, assim como de pessoas negras e pardas.

Entre os temas discutidos no encontro, estão a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), balcão virtual de atendimento e alternativa de entrega da prestação de contas de candidatos não eleitos. O evento ocorre por meio da plataforma Zoom e é transmitido pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia no Youtube.

O encontro marca a despedida do desembargador Jatahy Júnior, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia,da presidência do Colégio. O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, Desembargador Leonardo Cupello, será o novo Presidente do Coptrel, tendo como vice o desembargador Otávio Praxedes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.

Na quarta-feira (17), a Assessor de Imprensa e Comunicação Social do TRE/GO, Brazil Nunes, participou do encontro dos Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral.

26 anos de história

Fundado em 16 de setembro de 1995, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) completa, em 2021, seus 26 anos de criação. Constitui-se em uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada pelos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e que tem como Presidente de Honra o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

O Coptrel tem como objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais da Justiça Eleitoral; a integração dos Tribunais Regionais Eleitorais em todo o território nacional; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas em sua área específica; o estudo e o aprofundamento dos temas e das questões jurídico-eleitorais; a fixação de diretrizes, métodos e critérios, bem como a uniformização de orientações jurídico-administrativas na esfera eleitoral de sua competência, respeitada a autonomia e peculiaridade regionais; a exposição de problemas e a proposição de soluções junto à Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Confira a Carta do III Encontro Virtual do Coptrel .

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido