TRE-GO inscreve-se para sete categorias do “Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”

A outorga da premiação acontece em maio de 2022

TRE-GO Memória Poder Judiciário

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás inscreveu-se para todas as categorias do “Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça em outubro de 2021 por meio da Resolução CNJ nº 429, regulamentada pela Portaria CNJ nº 305, de novembro de 2021.

O Prêmio será outorgado nas seguintes categorias: I – Especial; II- Difusão cultural e direitos humanos; III – Trabalho acadêmico ou científico; IV – Patrimônio Cultural Arquitetônico; V -Patrimônio Cultural Arquivístico; VI – Patrimônio Cultural Bibliográfico; e VII -Patrimônio Cultural Museológico.

As ações e programas inscritas pelo TRE-GO nas sete categorias foram:

I - Portal da Memória;

II - Programa Conversando com a Justiça Eleitoral;

III - Revista Jurídica Verba Legis;

IV - Edificio Sede do TRE-GO;

V - Arquivo Geral do TRE-GO;

VI - Biblioteca Valdo Teixeira;

VII - Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás.

O Prêmio tem por finalidade contemplar ação, atividade, experiência, projeto, programa, produção científica ou trabalho acadêmico que contribua para a conservação, preservação, restauração, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário, integrantes do Patrimônio Cultural brasileiro, e para a promoção de cidadania, educação, cultura e outros direitos humanos.

Entre os vários objetivos da criação do prêmio estão promover a conscientização e a reflexão dos integrantes do Poder Judiciário e da sociedade quanto à necessidade de conhecimento e valorização da História, da Memória e do Patrimônio Cultural; reconhecer e disseminar boas práticas voltadas à conservação, preservação, restauração, valorização e difusão de bens culturais; estimular a eficiência, a inovação e o trabalho colaborativo nos Espaços de Memória do Poder Judiciário.

Segundo informação da Rede de Memória do Poder Judiciário Nacional (MEMOJUS), o CNJ recebeu, até 15 de dezembro de 2021, 107 inscrições em suas várias categorias.

A outorga da premiação acontecerá na semana do dia 10 de maio, Dia da Memória do Poder Judiciário, durante o Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido