Programa TRE em Cores apresenta relatório de ações em 2021

Calendário de utiliza cores para representar os projetos de cada mês

TRE em Cores

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, por meio da Seção de Capacitação e Desenvolvimento Organizacional (SECDO)da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento apresentou o relatório de ações e eventos realizados pelo Programa TRE em Cores no ano de 2021.

O Programa TRE em Cores consiste em eventos e ações mensais, que têm o objetivo de conscientizar, alertar e influenciar positivamente os servidores a respeito de tópicos e assuntos importantes. Estas ações têm papel significativo e relevante, gerando mudanças de comportamentos que impactam diretamente no clima organizacional e na saúde do servidor.

No mês de janeiro, o Programa adotou a cor Branca e teve como tema a Saúde Mental. Foi realizada a oficina de relaxamento, com instrução do servidor Davyson de Abreu Machado, da SECDO. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo tratando dos atendimentos psicológicos oferecidos.

Fevereiro adotou o tema “Comunicação Não Violenta no Ambiente de Trabalho” e apresentou a palestra ‘Chega de Fofoca – 04 passos para melhorar a comunicação e desenvolver relacionamentos positivos em sua equipe’, com instrução de Thayssa Moiana.

Em março foram escolhidas as cores Lilás e Azul Marinho, correspondentes às campanhas de Combate ao Câncer de Colo Uterino e Colorretal. Foi realizada a “Semana da Mulher”, que contou com os eventos ‘Roda de Conversa – A força da mulher: empreendedorismo e superação’, com Ivana Menezes; ‘Oficina – Conexões Positivas: mulher multitarefas, como sobreviver a tudo isso!’, com Thayssa Moiana e ‘Palestra – A participação da mulher no poder judiciário: desafios e oportunidades’, com Ivana Farina. No ‘Minuto TRE’ do mês foram apresentados vídeos tratando do câncer de colo uterino e colorretal.

Abril foi representado pela cor Azul, com tema que chamou atenção para a conscientização sobre o Autismo. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo a respeito do tema.

O mês de maio teve como cor o Amarelo, tratando da Prevenção ao Acidente de Trânsito. Durante o período houve a transmissão de um vídeo a respeito dos cuidados no trânsito, com o artista Lima Duarte. Foi apresentada ainda a ‘Palestra – Assédio moral e sexual: discriminação, identificação e prevenção da violência’, com a Dra. Alessandra Demito Fleury. No ‘Minuto TRE’ do mês foi divulgado vídeo abordando o risco de acidentes de trânsito.

O mês de junho carregou a cor Vermelha com o tema da conscientização a respeito da Doação de Sangue. Naquele mês aconteceu o lançamento do canal ‘Ouvidoria da Mulher’ do TRE/GO. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo informando e incentivando a doação de sangue.

Julho visou a Sustentabilidade. Durante o mês foi realizada a campanha ‘Com que bolsa eu vou?’, que visou arrecadar bolsas com doações diversas a serem entregues a mulheres vítimas de violência doméstica. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo apresentando a campanha de arrecadação e incentivando a participação e doação.

Agosto foi Lilás, com campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres, em razão dos 15 anos da Lei Maria da Penha. Com a instrução de Ilana Trombka e Tânia Regina Silva Reckziegel, foi realizada a campanha ‘Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica’, com evento ‘Mesa Redonda – A violência doméstica e familiar contra a mulher e o papel das instituições’. No ‘Minuto TRE’ do mês foram apresentados vários vídeos abordando os 15 anos da Lei Maria da Penha e informando sobre o ‘Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica’.

O setembro Amarelo foi o mês da Prevenção ao Suicídio. A palestra ‘Múltiplos olhares sobre o suicídio’, com a Dra. Kátia Macedo e Adriana Mara dos Anjos foi o evento realizado. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo a respeito da prevenção ao suicídio.

O outubro Rosa é o mês da Prevenção ao Câncer de Mama. Neste mês foram distribuídas máscaras de proteção na cor rosa nas dependências do TRE/GO. No mês de outubro também aconteceu o’ Webnário TRE Mulher – mais mulheres na política, sem violência de gênero’, que contou com a participação de Maria da Penha e Nara Bueno. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo com esclarecimentos de alerta sobre o câncer.

O novembro Azul é o mês da Prevenção ao Câncer de Próstata. Nesse mês também foram distribuídas máscaras de proteção, na cor azul, nas dependências do TRE/GO. Além disso,  em novembro foi realizado o webnário ‘Modo de ser e viver quilombola’, com Lucilene dos Santos Rosa. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo de conscientização sobre o câncer.

Dezembro carrega a cor Vermelha em representação à Prevenção e Luta contra a AIDS e HIV. No ‘Minuto TRE’ do mês foi apresentado vídeo versando da campanha de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com HIV.

Durante todo o ano, a fachada da sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás foi iluminada com as cores referentes aos meses e seus temas propostos, com o intuito de reforçar e promover a ideia de conscientização.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social  

 

Acesso rápido