TRE/GO em parceria com Organizações realizam evento online de combate à desinformação

Democracia Digital, evento online gratuito, acontece no dia 10 de julho

TRE-GO DEMOCRACIA DIGITAL

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás promove em parceria com a Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) o evento Democracia Digital que tem como objetivo conscientizar, educar e auxiliar no combate aos processos de desinformação em massa.

O evento que acontece no dia 10 de julho será online, gratuito e dividido em dois momentos. Contará com a participação do Diretor-Geral do TRE/GO, Wilson Gamboge, presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/GO, Leonardo Batista, a âncora do programa da CBN, Petria Chaves, Codiretor do IT&E, Ariel Kogan, Cofundador e Diretor do MCCE, Luciano Caparroz, Diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa, Gilberto Scofield Jr e demais convidados.

Das 9h30 às 11h30 teremos o debate aberto ao público em geral “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação das Eleições municipais?” com participação de até 150 pessoas que poderão interagir e fazer questionamentos aos debatedores. Para participar faça sua inscrição clicando aqui.

Na parte da tarde, das 14h às 16h, momento destinado aos jornalistas e servidores públicos, haverá oficina de checagem com o tema “Como combater a pandemia da desinformação durante o processo eleitoral?” O público-alvo da oficina são profissionais que trabalharão na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral. Serão 80 vagas, para garantir a sua clique aqui e se inscreva gratuitamente.

A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp.

Conteúdo da Oficina de Checagem:

1. Impacto da desinformação na democracia;

2. O que aprendemos nas últimas Eleições e com a pandemia do Coronavírus;

3. O ecossistema da desinformação;

4. Metodologia de checagem;

5. Bots e trolls;

6. Mecanismos para identificar imagens e notícias falsas;

7. Dicas básicas para não 'cair' em notícias falsas.

Tendo em vista que trata-se de evento fechado para os inscritos, acesse as orientações básicas para participação. Não haverá emissão de certificados.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido