Gestão de Processos

Gestão de Processos de Trabalho
Metodologia
Outros guias de apoio

 

Trabalhos finalizados

Fluxogramas
Gestão de Bens e Serviços Gestão do Quadro de Pessoal Planejamento de Eleições

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) possui uma metodologia de Gestão de Processos sendo a base para consolidação da maneira como o Regional aplica a disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPMN) em seu dia a dia, com o intuito de promover o alcance de melhores resultados para a organização.

Entende-se por processos o conjunto de atividades transversais, que se iniciam com o recebimento de uma demanda externa ao processo e são concluídos apenas com a entrega de valor para uma cliente ou parte interessada.

O desenvolvimento da metodologia gerou documentos que permitem a sua atualização à medida que a organização evolui em maturidade na aplicação dos métodos e ferramentas aqui propostos.

A Metodologia tem como objetivo viabilizar o alcance de melhores resultados sustentáveis por meio da estruturação de métodos e boas práticas de gestão de processos, de acordo com os anseios estratégicos e interesses do TRE/GO.

 

Missão Promover a transformação organizacional por meio da gestão de processos, alinhada à estratégia, a fim de atingir ganhos
Visão Ser reconhecido pela excelência na gestão de processos e no alcance de resultados efetivos para a organização
Valores
  • Transparência
  • Ética
  • Imparcialidade
  • Impessoalidade
  • Inovação
  • Simplicidade
  • Eficiência
  • Foco em resultado
  • Foco no cliente


O Mapeamento de Processos era uma necessidade premente do TRE-GO. Assim, tornou-se um passo fundamental para atingir a eficiência na execução dos processos de trabalho a sua efetivação. O que permite diagnosticá-los e monitorá-los eficazmente, registrando as atividades e dando visibilidade às atividades desenvolvidas pelos servidores responsáveis.”

Rodrigo Leandro da Silva, Diretor-Geral – 14/09/2016



A otimização dos processos na Secretaria motiva e envolve os Servidores na execução das rotinas administrativas.”

Flávia De Castro Dayrell, Secretária - SJD – 16/09/2016



Os fluxos dos processos facilitam as rotinas e melhoram a distribuição dos servidores, tornando a forma de trabalho e os fluxos mais ágeis.

Marcus Flávio Nolêto Jubé, Secretário - SGP – 16/09/2016



O mapeamento dos processos trará visibilidade e celeridade nos fluxos de aquisições e contratações, bem como o aumento da força de trabalho no quadro de pessoal.”

Antônio Celso Ramos Jubé, Secretário – SAO – 16/09/2016



A gestão das organizações, seja qual for o modelo adotado, exige uma atenção especial sobre os processos nela desempenhados. Nesse contexto, a implantação do Escritório de Processos no TRE/GO é fundamental para a otimização dos resultados organizacionais, pois seu escopo de atuação, a exemplo do redesenho de processos críticos em andamento, se concentra no fomento à melhoria e à racionalização do fluxo de trabalho, agilizando e assegurando o desempenho esperado aos processos internos.”

Edson Junho Alves Alexandre, Coordenador – COPS – 16/09/2016



O ganho que considero resultante da gestão de processos é que ela dá um” Norte” para as soluções dos problemas encontrados.”

Waléria Procópio De Oliveira, Coordenadora - CEDE – 15/09/2016



O mapeamento e a modelagem dos processos proporcionarão agilidade nas Contratações e Aquisições, que estão ligados diretamente a minha área de atuação, bem como o monitoramento dos pontos fortes e fracos das atividades envolvidas.”

José Antônio da Silva Filho, Coordenador - CMAP – 14/09/2016



Os Processos dinamizam as atividades da Secretaria, legitimam e aumentam a sua visibilidade.”

Cristina Tokarski, Assessora de Planejamento – ASPSA 09/09/2016



"Para ser possível a implementação de uma estratégia bem sucedida é imprescindível que os processos de trabalho  estejam bem delineados e maduros. Com esse foco, a gestão estratégica une-se definitivamente ao Escritório de Processos numa parceria coesa e focada na busca da visão de futuro do Tribunal."

Liziane Venâncio, Assessora de Planejamento – ASPEG17/10/2016



A grande importância dos trabalhos com processos é a padronização e facilitação na cobrança das ações de outras unidades envolvidas na cadeia de processos.”

Maria Carolina Caparelli Gaboriaud Da Silva, Chefe da Seção - SESGE – 09/09/2016



Os processos se tornam mais objetivos e fáceis de serem trabalhados.”

Marisa Machado de Mello Semione, Assistente - ASPGP – 15/09/2016



As atividades em torno da gestão de processos darão uma direção para o TRE-GO, caminhando, a longo prazo para uma visão horizontal plena de gestão de processos.”

Weslley Francisco Machado De Napoli, Servidor na SECNT – 13/09/2016

ESCRITÓRIO DE PROCESSOS EPT@tre-go.jus.br
Hamilton Pinheiro de Oliveira 3920-4277
Ana Flávia de Souza Sodré ana.sodre@tre-go.jus.br 3920-4277
João Paulo Martins joao.coelho@tre-go.jus.br 3920-4277
Liziane Venâncio Queiroz liziane.queiroz@tre-go.jus.br 3920-4250