Órgão Especial do TJGO realiza votação eletrônica inédita para formação de lista tríplice para o TRE-GO

Pela primeira vez, uma votação eletrônica de forma secreta

TRE-GO Votação lista tríplice
Fonte: Comunicação Social do TJGO - Desembargador Walter Carlos Lemes - Presidente do TJGO

Na sessão ordinária desta quarta-feira (8), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, pela primeira vez, uma votação eletrônica de forma secreta. O módulo de votação dentro do sistema Webex, plataforma utilizada pelo TJGO para as sessões por videoconferência com transmissão pelo Youtube, foi utilizado para indicação de advogados para integrarem a lista tríplice para o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). De acordo com a ordem de votação, os escolhidos foram: Vicente Lopes da Rocha Junior, Sérgio de Abreu Cordeiro e Talita Silvério Hayasaki. O objetivo da lista é preencher a vaga de Juiz Membro Titular, do Gabinete de Jurista II do TRE-GO.

A votação eletrônica inédita promovida pelo TJGO foi transmitida ao vivo pelo Youtube. Em poucos segundos, os 16 desembargadores presentes à sessão votavam no nome do advogado e o resultado era divulgado na sequência. Especificamente no pleito de hoje, o processo foi repetido três vezes.

“O julgamento virtual de processos, que era uma das principais metas quando assumi a Presidência do TJGO, já é uma realidade no Órgão Especial desde o ano passado. Essa primeira eleição eletrônica promovida hoje é mais um passo importante nos avanços da informatização do Poder Judiciário goiano. E, apesar de estarmos por videoconferência, todos os colegas aprenderam logo como funcionava a ferramenta e tivemos o resultado da votação proclamado rapidamente. E tudo com absoluta transparência”, avaliou o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes.

O presidente do TRE/GO, Desembargador Leandro Crispim, participou da sessão para apresentar os nomes para a formação da lista tríplice e, ao final, agradeceu o empenho do colegiado, do juiz auxiliar da Presidência, Cláudio Henrique Araújo de Castro, do Diretor de Informática, Anderson Yagi Costa e da secretária do Órgão Especial, Sabrina Oliveira Silva Mesquita. “Agradeço por terem feito esse programa acontecer. Foi um fato inédito no Tribunal de Justiça a votação dessa forma e secreta. E essa ferramenta fica agora em uso para futuras listas”, destacou o presidente do TRE/GO, Desembargador Leandro Crispim.

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do TJGO

Acesso rápido