Um mini guia para o eleitor nas Eleições 2020

Ano eleitoral: Fique por dentro!

à direita, um calendário de mesa e uma caneta. à esquerda a logomarca das Eleições 2020, na qual...

A cada 2 anos acontecem eleições gerais ou municipais. Todos os eleitores entre 18 e 70 anos são por lei, obrigados a se alistar e votar. Os eleitores analfabetos, maiores de setenta anos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos possuem voto facultativo.

Confira as etapas a serem cumpridas durante o período eleitoral:

  • Solicitação de serviços relativos à Justiça Eleitoral

Alistamento eleitoral, quitação de multas, transferência do local de votação, inclusão do nome social, solicitação de sessão acessível e demais atualizações: Para o eleitor que necessitar de algum desses serviços é importante lembrar que o prazo limite para resolver quaisquer pendências em 2020 é até 6 de maio. Após esta data, o cadastro eleitoral só reabre a partir de novembro de 2020.

  • Comparecimento à sessão de votação

As eleições costumam acontecer em dois turnos. Em 2020, o primeiro turno se dará em 4 de outubro. Já o segundo turno, caso ocorra, está previsto para o dia 25 do mesmo mês. Ambos os turnos se iniciam às 8 horas e encerram-se às 17 horas, no horário de Brasília.

É importante portar um documento oficial com foto e ainda checar o local de votação.  Pensando nisso, a Justiça Eleitoral disponibiliza ferramenta de busca e a partir dela é possível consultar o local de votação e o número do título. Outra opção é o e-Título, a versão digital do título de eleitor que pode ser usado em smartphones e tables, aplicativo disponível para download na App Store e Google Play. 

  • Prevenir-se das notícias falsas (Fake News)

Notícias verdadeiras costumam ser amplamente divulgadas em sites e veículos de comunicação confiáveis. Verificar a veracidade de um fato é fácil, basta utilizar sua ferramenta de busca preferida e checar.É extremamente comum que o eleitor se depare com inúmeros boatos, principalmente em aplicativos de mensagens. Por isso, a Justiça Eleitoral disponibiliza o portal Fato ou Boato, site que esclarece sobre informações falsas.

Para ficar por dentro de mais informações clique aqui.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido