Juiz Federal Alderico Rocha Santos toma posse como Membro Efetivo no TRE-GO

para o biênio 2019-2021

Posse Juiz Federal Alderico Rocha

Na sessão ordinária de hoje (4/9), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Carlos Escher, deu posse ao Juiz Alderico Rocha Santos, que ocupa a vaga na classe dos juízes federais para o biênio (2019-2021), na presença de familiares, advogados, amigos e servidores.

Logo após ser empossado no cargo, o Juiz-Membro Átila Naves Amaral, em nome da Corte, deu boas-vindas ao novo juiz,  momento em que enfatizou os aspectos da vida profissional, bem como as características pessoais, que fazem com que seja reconhecido e admirado por todos que com ele convivem. Ao saudá-lo, Dr. Átila mencionou o trabalho profícuo realizado pelo empossado na Justiça Federal, na área criminal, e manifestou a certeza de que no TRE-GO não será diferente, desejando pleno sucesso em sua nova trajetória.

O Procurador Regional Eleitoral, Dr. Alexandre Moreira Tavares dos Santos, apresentou, em nome do Ministério Público Eleitoral, felicitações e, salientou que, ante o vasto currículo e experiência profissional, está certo de que atuará de modo a fazer valer a vontade popular e coibir os atos que maculem a democracia, referindo-se aos desafios que surgirão com as eleições de 2020.

Em nome dos advogados, Dr. Dyogo Crosara se pronunciou e rememorou o tempo em que foi aluno do Juiz Alderico, época em que o conheceu e a quem admira desde de então. Destacou que, com  a atuação no TRE/GO, há mais de 15 anos,  como advogado, constata a existência de uma clima harmônico, de trato cortês e leal,  e desejou sucesso ao juiz, frisando, também as eleições do próximo ano e os julgamentos que os tribunais eleitorais enfrentarão.

Ao se manifestar, o Juiz Alderico Rocha Santos se disse muito feliz e honrado por integrar um tribunal seleto e referência no País e enaltecendo as qualidades dos seus pares, mencionou estar ciente da responsabilidade que terá ao atuar na Justiça Eleitoral, na defesa do exercício da cidadania e da democracia.

Ao finalizar a cerimônia, o Presidente do TRE/GO, Desembargador Carlos Escher, destacou que conheceu o Juiz Alderico Rocha Santos quando de sua atuação na magistratura estadual e que, desde então, acompanha sua trajetória, com admiração e amizade, e registrou estar certo de que sua atuação, a partir de agora, na Justiça Eleitoral, em muito engrandecerá a Corte Eleitoral.

Perfil

Dr. Alderico Rocha Santos foi Procurador Judicial da Caixa Econômica Federal em Goiânia, de 1992 a 1994. Já integrou a magistratura estadual em Goiás, entre 1994 e 1997, com atuações em juízos eleitorais em Goiás. Em 1997, foi aprovado em concurso para o cargo de Procurador da República e de Juiz Federal.

O juiz também atuou na docência, como professor da área jurídica, em cursos preparatórios para concursos, no Empire Jurídico e Axioma Jurídico, em  Goiânia/GO.

Atualmente, é titular da 5ª Vara Criminal da Seção Judiciária da Justiça Federal em Goiás, tendo sido escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região para compor o TRE-GO.

Composição da Corte Eleitoral

Os Tribunais Regionais Eleitorais, em cada Estado, têm a estrutura estabelecida na Constituição Federal (art. 120) e são compostos por sete juízes efetivos, com os respectivos substitutos, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJ), dois juízes de direito, escolhidos pelo TJ, um juiz federal, indicado pelo Tribunal Regional Federal, no caso de Goiás, pelo TRF da 1ª Região, e dois juristas, sendo esses últimos nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice organizada pelo TJ.

Os membros (Efetivos e substitutos) permanecem no cargo por um biênio, sendo possível a recondução por mais uma vez.

Veja a composição atual aqui.

Mais dois juízes já foram indicados para compor o TRE/GO como substitutos e tomarão posse em breve. São eles: Ronnie Paes Sandre,  Juiz de Direito, e Sérgio de Abreu Cordeiro Magalhães, advogado.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido