Escola Judiciária do TRE/GO realiza eleições simuladas em 14 escolas

Ação da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás faz parte do projeto Eleitor do Futuro

TRE-GO Eleição simulada - votação

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (EJE/GO) realiza no próximo dia 23 de outubro eleições simuladas do projeto Eleitor do Futuro. A ação faz parte de um projeto continuado de educação em cidadania direcionado aos jovens com idades entre 10 e 16 anos.

Ao todo são 14 escolas envolvidas na atividade, cerca de 3800 alunos participam das eleições. Embora a eleição seja simulada, ela segue o ritual com propaganda eleitoral, treinamento de mesários e a própria realização das eleições, com duração aproximada de 3 meses de todo o processo.

As escolas participantes terão o período de votação na manhã do dia 23 de outubro, das 8h às 11h, onde serão eleitos dois vereadores jovens por escola, sendo um menino e uma menina. Na oportunidade, o Diretor da EJE/GO, o juiz Luciano Hanna, visitará as escolas durante o período de votação para acompanhar as atividades. A diplomação dos escolhidos será no dia 30 de outubro, no período da manhã na sede do TRE/GO.

O projeto tem como objetivo levar o debate sobre os valores da cidadania ao eleitorado do Estado em seus mais variados níveis de educação. Todos os anos, o projeto “Eleitor do Futuro” atende centenas de crianças com linguagem simples e acessível sobre os valores da honestidade no convívio social e, portanto, político em seu sentido mais amplo.

Por meio da realização de palestras, eventos interativos e eleições simuladas com urnas eletrônicas, são incentivadas reflexões, visando proporcionar a estes jovens uma consciência efetiva, livre e madura sobre o processo eleitoral brasileiro.

Para além da atividade jurisdicional, incumbe a Justiça Eleitoral a nobre missão de protagonizar novos tempos através da educação em cidadania, levando aos verdadeiros eleitores do futuro ferramentas aptas à construção de um país grandioso para todos os brasileiros.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, que prepara as urnas eletrônicas utilizadas na votação e apuração das eleições simuladas, e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Goiânia, que dará continuidade à ação eleitoral com o projeto “Parlamento Jovem”, oportunidade em que os jovens eleitos tomam posse e participam de atividades.

Clique para saber mais sobre as atividades da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Últimas notícias postadas

Recentes