Eleições simuladas acontecem em escolas em Goiânia

Ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás

TRE-GO Eleição simulada nas escolas

Na manhã desta quarta-feira (23) escolas em Goiânia realizaram eleições simuladas utilizando urnas eletrônicas. Os próprios alunos das escolas se candidatam ao cargo de vereador e os demais alunos escolhem de acordo com os projetos apresentados pelos concorrentes.

A ação faz parte do programa Eleitor do Futuro da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás que realiza um projeto continuado de educação em cidadania direcionado aos jovens com idades entre 10 e 16 anos.

Ao todo são 14 escolas participantes da atividade com cerca de 3800 alunos envolvidos. Embora a eleição seja simulada, ela segue o ritual com propaganda eleitoral, treinamento de mesários, com duração aproximada de 3 meses de todo o processo.

Os alunos eleitos serão "diplomados" na sede do TRE/GO no dia 30 de outubro e posteriormente tomarão "posse" na Câmara dos Vereadores, cujo projeto chama-se Parlamento Jovem.

Mais de 40 servidores da Justiça Eleitoral se envolveram para a realização da atividade que consistiu desde a preparação das urnas com os dados e as fotos dos concorrentes, transporte das urnas, treinamento dos mesários e recepção dos jovens eleitores. Os servidores dos cartórios eleitorais de Goiânia tiveram participação importante no processo.

O objetivo principal da ação é levar o debate sobre os valores da cidadania ao eleitorado do Estado em seus mais variados níveis de educação. Todos os anos, o programa Eleitor do Futuro atende centenas de crianças com linguagem simples e acessível sobre os valores da honestidade no convívio social e, portanto, político em seu sentido mais amplo.

Por meio da realização de palestras, eventos interativos e eleições simuladas com urnas eletrônicas, são incentivadas reflexões, visando proporcionar a estes jovens uma consciência efetiva, livre e madura sobre o processo eleitoral brasileiro.

 

Matéria Relacionada:

Escola Judiciária do TRE/GO realiza eleições simuladas em 14 escolas

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido