Conselho Tutelar realiza eleição neste domingo (06/10)

Urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE/GO serão utilizadas no processo de votação

TRE-PA-eleição-conselho-tutelar

No próximo dia 6 de outubro acontecem as eleições dos membros dos Conselhos Tutelares em todos os 246 municípios do Estado de Goiás. Concorrem aos cargos 2700 candidatos, sendo 69,04% candidatas do sexo feminino e 30,96% do sexo masculino.

Do total de municípios de Goiás, 138 solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás a disponibilização das urnas eletrônicas para o dia da votação, os demais 108 municípios utilizarão urnas de lona. No total serão 1320 urnas eletrônicas para 400 locais de votação.

A eleição para membros do Conselho Tutelar é também chamada Eleição da Comunidade e não se confunde com as eleições realizadas pela Justiça Eleitoral. Essas eleições nas quais há empréstimos de urnas eletrônicas são conhecidas por Eleição Parametrizadas.

A Eleição parametrizada é uma forma rápida, segura e eficiente de planejar e executar uma eleição, utilizando a urna eletrônica com os parâmetros de uma eleição não oficial. Tais serviços são disponibilizados para Universidades, Faculdades, Conselhos, Associações de Classes e Organizações, as quais prestam serviços à sociedade.

Nesse sentido, a Justiça Eleitoral não é responsável pela organização e pela coordenação da eleição dos Conselhos Tutelares. A responsabilidade abrange exclusivamente disponibilização de treinamento para mesários e empréstimo, apoio técnico e preparação de urnas eletrônicas de acordo com os dados fornecidos pelo Conselho Tutelar.

A legislação pertinente a esse assunto é a Resolução nº 304/2019.



Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido