Dia 7/3 inicia prazo para regularizar a situação eleitoral

Mais de 100 mil eleitores goianos podem ter seu título cancelado

Regularização título

      A Justiça Eleitoral vai efetuar o cancelamento dos títulos dos eleitores que não compareceram nos últimos três pleitos eleitorais consecutivos e não justificaram suas ausências. Prazo para regularizar a situação, pagar multas e garantir o título eleitoral começa dia 7 de março e vai até o dia 6 de maio.

      Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos documentos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 24 de maio. Em Goias, são mais de 100 mil eleitores que podem perder o título. Para conferir a lista com o nomes dos eleitores, basta acessar aqui (arquivo PDF).

     Para manter o título, o eleitor deve comparecer à um cartório eleitoral ou posto de atendimento portando documento oficial com foto e título de eleitor ou e-Título para emitir a guia de pagamento. Em alguns casos é possível emitir a guia pela internet pelo portal do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) (acesse pelo link). Após efetivar o pagamento, o eleitor deve retornar ao cartório com o comprovante para dar baixa no sistema.

     É possível usar o chatbot das redes sociais (Facebook, Twitter e Google Assistant) do Tribunal Superior Eleitoral para checar a regularidade do título. O assistente virtual direciona os usuários diretamente à página de consulta, além de oferecer serviços como emissão da Certidão de Quitação Eleitoral e download do e-Título.

     Quem tiver o título cancelado pode perder uma série de direitos, como por exemplo a emissão de passaporte, inscrição em concurso público e até recebimento de salário, nesse caso, para os eleitores que são funcionários públicos.


Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido