TRE/GO e a responsabilidade socioambiental

Medidas buscam racionar os recursos e reduzir desperdícios

TRE-SC - O TRE - Plano de Logística Sustentável

De acordo com Relatório de Gestão de 2018 do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), no ano passado foram poupados cerca de 257.028 Kwh de energia e cerca de 4.458 m3 de água nos edifícios do Tribunal e das Zonas Eleitorais. Essas medidas fazem parte da política do TRE/GO de garantir os direitos da cidadania e fortalecer a democracia usando de tecnologias limpas e realizando práticas sustentáveis.

Além disso, de acordo com a resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça e do Plano de Logística Sustentável 2018/2020, o TRE/GO utiliza dois critérios na contratação de aquisições, que também visam a economia de recursos socioambientais: a aquisição de produtos biodegradáveis, recicláveis e atóxicos e a utilização de equipamentos com melhor índice de eficiência energética.

Outras medidas, ainda, como o uso de processos administrativos e judiciais eletrônicos para evitar o uso de folhas de papel, também garantem a economia de recursos ambientais. Lâmpadas fluorescentes estão sendo substituídas por lâmpadas de LED e também houve redução no horário de funcionamento do ar condicionado na sede administrativa.

Uma das grandes ações do TRE/GO em prol da sustentabilidade foi a criação de três usinas fotovoltaicas nos fóruns de Anápolis, Formosa e no edifício Anexo II em Goiânia. Quando a quantidade de energia gerada por essas usinas é superior à quantidade de energia consumida, são gerados créditos que podem ser compensados do consumo da energia elétrica utilizada. Ou seja, nos meses de pouco sol, quando a produção de energia solar é mais baixa, esses créditos poderão ser utilizados para compensar o gasto com a energia elétrica que será necessária.

No ano passado, o Tribunal também reativou o Programa Eleições Verdes que visa a redução do impacto ambiental provocado pelo processo eleitoral. Cerca de 100 mudas de árvores foram plantadas num parque da capital. Além disso, foi firmada parceria com o Ministério Público Eleitoral para possibilitar a conversão de penas alternativas de plantio de árvores nos casos de crimes eleitorais.

Atualmente, o TRE/GO está promovendo campanhas de conscientização entre os servidores para reduzir ao máximo o uso de copos descartáveis, optando sempre que possível pelos reutilizáveis.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido