Justiça Eleitoral disponibiliza página sobre segurança do processo eleitoral

Informações com o passo a passo da votação, além dos mitos e verdades sobre a urna eletrônica podem ser acessados

Pagina Seguranca Processo Eleitoral

Com o intuito de aproximar a sociedade do processo eleitoral, a Justiça Eleitoral disponibiliza página que esclarece o eleitor sobre todo processo eleitoral, antes, durante e depois da votação. Na página, o cidadão também encontra os mitos e verdades sobre a urna eletrônica, perguntas mais frequentes e esclarecimentos sobre notícias falsas.

No link, o internauta terá acesso as informações que mostram que a Justiça Eleitoral utiliza o que há de mais moderno em termos de segurança da informação, o que garante a integridade, confiabilidade e autenticidade do processo eleitoral.

Além de passar sistematicamente por testes públicos de segurança, as urnas dispõem de uma série de mecanismos de auditoria e de verificação dos resultados que podem ser efetuados por candidatos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal, entre outras entidades e também pelo próprio eleitor.

A urna eletrônica foi implantada nas eleições brasileiras de 1996. Nestes 23 anos de uso do equipamento, nenhum caso de suspeita de fraude até hoje foi comprovado. Diversos órgãos que, constitucionalmente, têm a prerrogativa de investigar o processo eleitoral brasileiro, já realizaram auditorias independentes na urna eletrônica, como o Ministério Público e a Polícia Federal, e jamais identificaram ou comprovaram qualquer ocorrência de fraude.

Para ter acesso a mais informações e detalhes acesse a página sobre Segurança do Processo Eleitoral.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Com informações TRE/PA

Acesso rápido