3° Balanço Socioambiental do CNJ demonstra os indicadores de 2018

As análises foram feitas de acordo com as esferas de justiça

3° Balanço Socioambiental do CNJ demonstra os indicadores de 2018 apresentando melhoria de desempenho do TRE-GO

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, recentemente, o 3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, que demonstra o dispêndio dos órgãos e conselhos de Justiça, em 2018, com recursos de infraestrutura, como papel, energia elétrica, água, telefonia, entre outros. 

As análises foram feitas de acordo com as esferas de justiça - Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar Estadual, Tribunais Superiores (STJ, TST, TSE, STM) além dos dois conselhos (CNJ e CJF), levando em conta a coleta de dados enviada pelos órgãos. 

Nesse contexto, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) atingiu a 14ª posição no ranking do Índice de Desempenho de Sustentabilidade dentre os Tribunais Regionais Eleitorais, sendo que, se for considerado apenas o grupo de tribunais médios, no qual está inserido, passa a ocupar a 4ª posição.

Dentre os destaques do Regional (Goiás) constam alguns indicadores, que são referentes ao ano de 2018, como a 2ª posição pelo menor consumo per capita de copos descartáveis, a 1ª posição pelo consumo zero de embalagens descartáveis de água mineral e a 1ª posição por consumo de cerca de 20 kWh/m² de energia elétrica por área total (em metros quadrados).

O TRE-GO também apresentou resultados satisfatórios em outros indicadores como a 1ª posição por gasto médio zero por linha telefônica móvel e a 5ª posição, pelo consumo de resmas de papel per capita no ano e, ainda, a 6ª posição pelo consumo de água pela área total do órgão, além da 5ª posição pelo gasto médio com telefonia fixa no ano.

O Diretor-Geral do TRE-GO, Wilson Gamboge Júnior, destaca: “Fizemos muito, mas podemos fazer muito mais. E exorta: Façam a sua parte, economizem impressões, façam uso racional da água, energia, copos descartáveis, utilizem o telefone apenas quando não for possível a comunicação por outras vias. Desse modo, poderemos avançar cada vez mais no sentido de melhorarmos nosso desempenho socioambiental e, por conseguinte, nossos gastos e nossa execução orçamentária. 

O Balanço cumpre o art. 9º da Resolução CNJ nº 201 de 3 de março de 2015, que prevê a publicação anual do desempenho do  Poder Judiciário em  relação ao consumo e gasto de materiais e serviços comuns a todos, com o objetivo de verificar se os tribunais estão promovendo práticas sustentáveis e de consumo consciente.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido