Biblioteca do TRE-GO está aberta ao público das 12h às 18h

Empréstimo é feito apenas a servidores do Tribunal, mas a biblioteca está aberta ao público para pesquisa

Biblioteca TRE-GO

   A Biblioteca Valdo Teixeira, localizada no piso térreo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, funciona de segunda a sexta feira, das 12h às 18h. Contando com um acervo de mais de três mil livros, revistas, vídeos e outros materiais, a biblioteca está aberta ao público em geral, não apenas aos servidores do TRE-GO.

   Além de Direito Eleitoral, é possível consultar no acervo temas como Direito Administrativo, Direito Financeiro, Informática, Gestão Pública e Planejamento, além de diversas obras literárias. A biblioteca também disponibiliza outros materiais para consulta, como vídeos e relatórios.

   É permitido o empréstimo de até seis livros e três periódicos para assessores e juízes membros do Tribunal, e três livros e dois periódicos aos demais servidores. O empréstimo não é oferecido ao público, que pode consultar as obras na sala de leitura e estudo da biblioteca.

   Antes de sua fundação oficial, em 1997, “existia uma sala com uma minibiblioteca com um pequeno acervo, que funcionava desde a criação do Tribunal”, conta Viviane Fraga de Oliveira, bibliotecária do TRE-GO. Posteriormente, em 2007, a biblioteca ganhou um nome oficial.

   De acordo com a Resolução N. 141/2008 do TRE-GO, está entre as funções da biblioteca pesquisar, selecionar, reunir e divulgar os livros e outras publicações, nacionais e estrangeiras, de interesses relativos à Justiça Eleitoral, além de fazer avaliações periódicas do acervo, tomar iniciativa para descarte do material defasado e oferecer orientação aos interessados durante as consultas.

   Para quem quiser doar algum material em bom estado de conservação, basta trazê-lo ao TRE-GO. “Nós estamos recebendo todo tipo de material, mas é feita uma triagem para avaliar se vale a pena trazer a obra para o nosso acervo”, diz Viviane. Ela conta que direito eleitoral, administrativo, gestão pública e literatura estão entre os temas mais procurados. Servidores e estagiários são os que mais acessam à biblioteca, apensar de ser aberta ao público.

Acesso rápido