Retrospectiva da década: Primeira mulher a comandar uma Eleição Geral no Brasil

Ministra Rosa Weber foi a primeira mulher a comandar uma eleição geral no Brasil

Ministra Rosa Weber preside sessão plenária do TSE

Em 2018, a ministra Rosa Weber assumiu o cargo da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficando à frente, então, do comando das eleições gerais daquele ano, tornando-se a primeira mulher a assumir essa posição. A ministra assumiu após a saída do ministro Luiz Fux. Rosa Weber permanece no cargo até 2020.

Weber foi responsável por comandar os julgamentos dos pedidos de candidaturas das eleições de 2018, além de outros julgamentos pertinentes ao Tribunal Superior Eleitoral.

Embora a ministra tenha sido a primeira mulher a comandar eleições presidenciais, também é importante destacar que a ministra Cármen Lúcia foi a primeira mulher a tomar posse como presidente no TSE e assumir o comando das eleições municipais de 2012.

Quando assumiu o cargo, na época, Cármen Lúcia lembrou que há apenas 80 anos o Brasil passou a permitir o voto das mulheres, em 1932. Ainda que as mulheres atualmente representem mais da metade da população brasileira, sua presença em cargos políticos ainda é baixa.

Foi pensando nessa desigualdade política que foi a criada a Lei de Incentivo a Participação Feminina na Política, em 2015, visando criar medidas afim de incentivar.

Confira aqui a matéria que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás fez sobre o assunto.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido