Retrospectiva da década: Aplicativo e-Título

Aplicativo veio para facilitar o acesso ao documento eleitoral

tre-pr e-titulo

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Lançado em dezembro de 2017, o e-Titulo veio com o intuito de facilitar o acesso do eleitorado ao documento necessário para votação. A versão digital do título trouxe novidades em relação à via tradicional impressa, o grande destaque foi à adesão do documento a fotografia do eleitor. Para quem ainda não fez o recadastramento biométrico a versão do e-Título vem sem a foto. 

O aplicativo também trouxe a possibilidade do eleitor que perdeu ou danificou seu título não necessitar se dirigir ao Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento para solicitar a segunda via, desde que sua situação esteja regular, uma vez que o aplicativo passou a suprir essa necessidade. Vale lembrar que a possibilidade da emissão de uma segunda via impressa ainda existe.

Em 2018 o aplicativo foi atualizado e passou a permitir ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code*, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

Atualmente em Goiás, mais de 421 mil eleitores baixaram o aplicativo e-Título, no Brasil são mais de 11,4 milhões de usuários.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.


*QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido