Justiça Eleitoral disponibiliza relatório final do Teste Público de Segurança 2019

Criado para aprimorar o processo eletrônico de votação, o TPS é um evento permanente do calendário da Justiça Eleitoral.

matéria - portal - TPS

A Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança (TPS) 2019 divulgou, nesta terça-feira (10), o relatório final que aponta os resultados e também as medidas que serão adotadas a partir de agora pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para corrigir eventuais vulnerabilidades apontadas pelos investigadores. Os testes foram realizados entre os dias 25 e 29 de novembro, na sede do TSE, em Brasília.

Criado para aprimorar o processo eletrônico de votação, o TPS é um evento permanente do calendário da Justiça Eleitoral. Realizado preferencialmente no ano anterior às eleições, traz a participação e a colaboração de especialistas na busca por problemas ou fragilidades que, uma vez identificados, serão resolvidos e testados antes da realização do pleito.

Ao todo, o TPS 2019 contou com 22 investigadores, divididos em cinco grupos e três investigadores individuais. Dos 13 planos de ataque apresentados, dois – realizados pelo Grupo 5, composto por investigadores da Polícia Federal – foram bem-sucedidos.

O presidente da Comissão Avaliadora e assessor especial da Presidência do TSE, Rogério Galloro, explica que todos os planos de teste foram avaliados pela Comissão. “Os testes deste ano trouxeram, mais uma vez, contribuições importantes para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação brasileiro. Todas elas serão avaliadas e terão a devida resposta até a conclusão do desenvolvimento do software que será utilizado nas Eleições 2020”, afirmou Galloro.

Conforme a Portaria TSE nº 601/2019, a Comissão Avaliadora do TPS 2019, além de seu presidente, que é membro do TSE, é composta por Luís Otávio de Colla Furquim, representante do Ministério Público Federal (MPF); Frederico Quadros de Almeida, representante do Congresso Nacional; José Rorilson Vieira Araújo, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Marcelo Antônio da Silva, perito da Polícia Federal; Rodrigo de Souza Borges, representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); o professor Paulo Lício de Geus, pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC); e três representantes da comunidade acadêmica, os professores Mamede Lima Marques, Osvaldo Catsumi Imamura e Jamil Salem Barbar.

Confira o relatório da Comissão Avaliadora, o relatório técnico da STI e todas as informações sobre o TPS 2019 na página do evento.

 

Fonte: TSE

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido