Eleições da Associação dos Deficientes Visuais de Goiás usam urna eletrônica

Eleições parametrizadas é quando a Justiça Eleitoral empresta urnas eletrônicas para entidades realizarem eleições informatizadas.

Eleitores de Aracoiaba voltarão às urnas no próximo domingo

No dia 7 de dezembro de 2019 a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás - ADVEG realizou eleições utilizando a urna eletrônica, no período das 8h às 17h.

Duas chapas foram as concorrentes do pleito. Com 299 eleitores, foi utilizada apenas 1 (uma) urna eletrônica. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás disponibilizou 1 técnico para ficar à disposição no período da eleição.

Essas são as chamadas eleições parametrizadas que consistem no empréstimo de urnas eletrônicas e apoio técnico para a realização de eleição informatizada às entidades públicas organizadas e instituições de ensino. A legislação que normatiza o empréstimo nas urnas é a Resolução do TSE nº 22.685 (formato PDF)

A Eleição parametrizada é uma forma rápida, segura e eficiente de planejar e executar uma eleição, utilizando a urna eletrônica com os parâmetros de uma eleição não oficial, fazendo assim, a divulgação e a interação do eleitor com o voto eletrônico, além do exercício e consolidação da cidadania.

Acesso rápido