Começa nesse semestre mais uma edição do projeto Eleitor do Futuro

Serão 17 escolas participando do projeto

TRE-GO Logo da EJE

Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE), o Projeto Eleitor do Futuro visa estimular a consciência política e fortalecer o censo de cidadania de jovens entre 10 a 15 anos. Por meio de palestras e eventos e, com a parceria de escolas públicas e privadas, o projeto busca informar e conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres como futuros eleitores.

Dentre as várias atividades desenvolvidas incluem-se concurso de redação e visitas às sedes do Poder Legislativo, tanto Estadual quando Municipal, e também ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO).

Nesse semestre, o projeto aumentou o número de parcerias com escolas públicas e privadas contando com a participação de 17 escolas, e dessas, 13 serão da rede pública de educação. Serão promovidas eleições simuladas para o cargo de “vereador mirim”, que faz parte do projeto parlamento jovem, e a votação utilizará os equipamentos e suporte da Justiça Eleitoral. Cada escola irá selecionar os dois estudantes mais votados totalizando 34 estudantes eleitos, e também, será selecionado o estudante mais votado de todas as escolas, ocupando a 35ª vaga de vereador mirim.

A novidade dessa edição, além do aumento das escolas participantes, é a ligação mais direta com a Câmara Municipal, possibilitando que os estudantes eleitos “vereadores mirins” possam cumprir as atividades do projeto com mais facilidade e agilidade. Na oportunidade, todos os estudantes eleitos serão diplomados em cerimônia realizada pelo TRE/GO, juntamente com a premiação dos alunos vencedores do concurso de redação.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido