Goiás 100% biométrico nas Eleições 2018

Mais de 4 milhões de eleitores goianos votarão biometricamente nas Eleições 2018

Eleitores de Mundo Novo, Piritiba e Tapiramutá – cidades pertencentes a 54ª Zona Eleitoral – já ...

Nas eleições de 2018 Goiás é 100% biométrico, isto quer dizer que todo o eleitorado goiano votará utilizando o sistema biométrico de coleta de digitais. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás foi o quinto Estado a concluir a biometria no país, depois de Alagoas, Sergipe, Amapá e Distrito Federal. Até 2022, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, todos os eleitores brasileiros deverão votar biometricamente.

Em Goiás a identificação biométrica do eleitor ocorreu entre 2009 e 2017, realizado em quatro etapas estrategicamente planejadas. Ao final foram recadastrados mais de quatro milhões de eleitores goianos, em duzentos e quarenta e seis municípios. Atualmente, a Justiça Eleitoral Goiana está equipada 100% biometricamente.

Na análise do presidente do Comitê Gestor da Biometria e Diretor-Geral do TRE/GO, Rodrigo Leandro da Silva, os resultados alcançados foram extremamente positivos. “Apesar das dificuldades, com o empenho de todos os servidores e colaboradores foi possível concluirmos o processo de revisão de eleitorado em todo o Estado de Goiás, garantindo maior segurança e eficiência a todo processo eleitoral", destacou o presidente do comitê.

Vale ressaltar para os eleitores que perderam o prazo para fazer o cadastro biométrico e tiveram seu título cancelado, que ainda é possível regularizar a situação. Basta comparecer ao cartório eleitoral de seu município com documentação pessoal e comprovante de endereço para atualização dos dados e coleta das digitais. O prazo em ano eleitoral vai até 9 de maio (151 dias antes da eleição), conforme prevê o Calendário Eleitoral (Resolução TSE nº 23.555/2017). A partir desta data o cadastro eleitoral é encerrado, voltando o atendimento ao eleitor após o termino das eleições.

Para saber mais sobre as etapas do recadastramento biométrico em Goiás, estatísticas e informes em geral, acesse o Relatório de Programa de Identificação Biométrica.



Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido