Semana do Jovem Eleitor acontece em toda a Justiça Eleitoral

Semana do Jovem Eleitor acontece em toda a Justiça Eleitoral

Jovem estudante da Escola Leopoldo de Miranda faz o primeiro título em BH

A Justiça Eleitoral inicia, hoje (6/11), em todo o território nacional, a Semana do Jovem Eleitor".

O objetivo é incentivar o alistamento eleitoral dos jovens entre 16 e 18 anos incompletos, para os quais o voto é facultativo, de modo a promover a participação dos cidadãos dessa faixa etária na vida política e, efetivamente, nos pleitos eleitorais.

Desde 28 de outubro, já estão sendo veiculadas no rádio, na televisão e nas redes sociais campanhas de conscientização, lançadas pela Justiça Eleitoral, voltadas aos jovens. As campanhas têm como objetivo fortalecer o interesse dos jovens em participar vida política, contribuindo, assim, com o destino do país.

Para se alistar como eleitor, o jovem deve comparecer a um dos locais de atendimento, nos cartórios eleitorais,  portando documento oficial com foto, comprovante de residência, além de certificado de alistamento militar para os jovens do sexo masculino que já estejam em idade de cumprir com a obrigação militar.

#PartiuMudar

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, lançou, no dia 19 de outubro, o projeto #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio. O projeto é fruto de uma parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).

O #PartiuMudar complementa a iniciativa do projeto “Eleitor do Futuro”, que tem como foco a formação da cidadania entre alunos do ensino fundamental. O projeto se dedicará a capacitar professores para promover entre os adolescentes de 14 a 17 anos ideais democráticos, a conscientização da importância do voto e a participação ativa na vida política do país.

A proposta é trabalhar a educação para a cidadania com alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, para ampliar a discussão não apenas sobre o jovem enquanto eleitor, mas também sobre democracia, sistemas políticos, minorias, o papel da mídia, dentre outros temas.

O site do projeto está no endereço www.tse.jus.br/hotsites/partiumudar .

Fonte: TSE

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido