Justiça Eleitoral discute a Participação Feminina na Política

Justiça Eleitoral discute a Participação Feminina na Política

TRE-GO Abertura - Participação Feminina na Política

Na tarde desta terça-feira, 22/8, a Escolar Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizou no auditório do Tribunal, o 1º Debate Regional da Participação Feminina na Política.

A desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, Vice-Presidente e Corregedora do TRE/GO fez a abertura do evento enaltecendo a Constituição Brasileira que defende o direito de igualdade para todos. “A Constituição Federal implementada em 1988 consagrou o princípio da igualdade, afirmando que 'todos são iguais perante a lei' e que 'homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações'. Além disso, estabeleceu ainda como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil 'promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação'", explicou a desembargadora. Terminou sua fala dizendo que a participação feminina na política em nosso país ainda está dando seus primeiros passos.

Em seguida foi a vez do juiz membro, Luciano Hanna, diretor da Escola Judiciária Eleitoral saudar os presentes e citar que foi em 1926, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte que a mulher votou pela primeira vez no Brasil. Segundo ele, a Justiça Eleitoral tem cumprido com seu papel de conscientizar eleitores e fiscalizar partidos, mas é preciso avançar muito mais.

Durante o encontro foi apresentado temas como Políticas Públicas em Defesa da Vida, proferido por Cristina Lopes Afonso, vereadora de Goiânia e tendo como debatedora Silvia Gabriela Duarte Araújo, mestre em Direito Constitucional.

O enceramento do evento contou com a participação de Luciana Lóssio, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral e a participação de Ariana Garcia do Nascimento Teles, Conselheira da OAB e representante de Goiás na Comissão Nacional da Mulher Advogada. Luciana falou sobre a igualdade de gênero e democracia, apresentando números das mulheres que estão atualmente na política e a sua importância no atual contexto.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS

Acesso rápido