Presidente do TRE-GO recebe representantes do IBGE em Goiás para divulgação de parceria firmada entre as instituições

Presidente do TRE-GO recebe representantes do IBGE em Goiás para divulgação de parceria firmada entre as instituições

TRE-GO Reunião IBGE 2016

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), o Chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Goiás  (IBGE), Edson Roberto Vieira, que, acompanhado da Supervisora de Disseminação de Informações, Marília Tandaya Grandi e do Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura, Hugo de Paula Oliveira, abordaram a parceria firmada entre a Justiça Eleitoral e o IBGE com o objetivo de subsidiar eleitores e candidatos sobre a realidade socioconômica dos municípios brasileiros.

Participaram da reunião, o Diretor-Geral do TRE-GO, Rodrigo Leandro da Silva e o Assessor de Comunicação Social, Brazil Nunes.

Na oportunidade, o Presidente do TRE-GO recebeu o folheto “O seu Município em Números 2016” cujas  informações estão disponíveis em papel e em meio digital, com dados relevantes de cada um dos 5.570 municípios brasileiros, como o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação e economia, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e destacou sua importância, no sentido de estimular o debate de questões importantes a serem avaliadas pelos cidadãos,  diante da possibilidade de conhecer os dados disponíveis e confiáveis sobre a situação da sua cidade, a partir da iniciativa do IBGE.

O IBGE elaborou o material  utilizando  a base de dados do TSE para  produzir 5.570 diferentes folhetos impressos, e, segundo o Chefe do IBGE em Goiás, haverá a distribuição do informativo entre os 246 municípios goianos, com foco em temas de responsabilidade municipal,  como destino final do lixo, e assuntos que afetam diretamente a população, entre eles o acesso à creche, à pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil e casos registrados de dengue.

Consta, ainda, do material,  explicações sobre o que fazem prefeitos e vereadores e quais as responsabilidades de cada um, além do número de eleitores por grupos de idade em cada município.

Em todo o Brasil, cerca de 1,1 milhão de folders  serão entregues aos candidatos, às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como aos veículos de comunicação, associações e organizações da sociedade civil.

Versões digitais dos folhetos serão enviadas, por e-mail, a todos os candidatos da base de dados do TSE.

 A versão digital também ficará disponível para consulta e download no site do IBGE e já está inserida no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE (DivulgaCandContas).

 

 

 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS

 

Acesso rápido