Presidente do TRE-GO participa da celebração aos 20 anos da urna eletrônica

Presidente do TRE-GO participa, no Rio de Janeiro, da celebração aos 20 anos da urna eletrônica

TRE-GO 20 anos da urna eletrônica


No último dia 16, no Rio de Janeiro, a Justiça Eleitoral, por meio do seu órgão de cúpula, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizou evento para celebrar os 20 anos da urna eletrônica.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, esteve presente na solenidade, que contou com a participação do Ministro Gilmar Mendes, Presidente do TSE, à frente dos vários eventos que integraram a solenidade, reunindo autoridades e presidentes dos Tribunais Eleitorais de todo o Brasil.

Na ocasião, houve a reinauguração do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) naquela Capital, com a exposição “20 anos da urna eletrônica”, com fotografias e objetos do acervo da Justiça Eleitoral.

O CCJE funciona na antiga sede do TSE, no Rio de Janeiro, na rua 1º de Março, em edifício que compõe o conjunto arquitetônico e urbanístico da Praça XV de Novembro.Sua recriação foi aprovada pelos Ministros do Tribunal Superior Eleitoral por meio da Resolução TSE nº 23.498, de 27 de outubro de 2016.

Tombado pelo governo federal em 1990, o prédio foi inaugurado em 1896 para sediar o Banco do Brasil, que jamais chegou a ocupá-lo, tendo sido, a partir de então, sede do Supremo Tribunal Federal, do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Também integraram o roteiro da comemoração aos 20 anos da urna eletrônica, o lançamento de selo e carimbo postal que serão utilizados pelos Correios no próximo ano e, ainda, a condecoração a personalidades com a Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral Assis Brasil.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido